Logo Folha de Pernambuco

Streaming

Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming

Curadoria traz produções de cinema e audiovisual brasileiros de todas as regiões

Filme "A negação do Brasil" está no catálogo da plataformaFilme "A negação do Brasil" está no catálogo da plataforma - Foto: IC Play/Divulgação

No sábado, 19 de junho, é celebrado o cinema brasileiro. Sabendo que não havia dia melhor, o Itaú Cultural lança sua plataforma de streaming: Itaú Cultural Play. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens.  

A Itaú Cultural Play é seu lugar de encontro com o cinema e o audiovisual nacional, com filmes de todos os estados e de várias vertentes temáticas e de linguagem. A plataforma gratuita de streaming do Itaú Cultural oferece um catálogo diverso e com curadoria especializada de filmes, séries, programas de TV, festivais, mostras temáticas e/ou competitivas, além de conteúdos de instituições parceiras. A cada 15 dias novas produções serão adicionadas ao streaming. 

“Vamos trazer a diversidade da nossa cinematografia para o grande público, gratuitamente, cumprindo nosso compromisso de ampliar o acesso à cultura brasileira”, diz Eduardo Saron, diretor da instituição. No futuro, a plataforma poderá ter salas com sessões especiais pagas, sem afetar o propósito central de ofertar conteúdo gratuito.

Seleção

Um dos diferenciais da Itaú Cultural Play também é a possibilidade de exibir a produção audiovisual realizada por instituições culturais de todo o Brasil, com recortes curatoriais próprios. No catálogo inicial, traz filmes selecionados por instituições parceiras de suas próprias produções – a Festa Internacional Literária de Paraty (Flip); a São Paulo Companhia de Dança, os institutos CPFL e Alana, além de dois canais de televisão, Arte1 e TVE/Bahia.

Outras curadorias, nesta primeira mostra, vêm da programação de três festivais de cinema: forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que fez a seleção de filmes de autoria indígena; IN-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical e o É Tudo Verdade, que traz uma retrospectiva de curtas-metragens premiados em suas edições. A representação dos estados brasileiros está nas mostras de autoria indígena e do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a seleção de filmes feita por convidados do universo audiovisual.

O Itaú Cultural Play também tem uma área voltada para o público infantil. O Cine Curtinhas será um programa permanente dedicado às crianças.

Além destes recortes, a seleção de filmes é cuidadosamente organizada pela equipe do Itaú Cultural. O catálogo inicial inclui 16 mostras temáticas, 56 longas-metragens, 50 curtas-metragens, 36 ficções, 69 documentários, 15 filmes de animação para adultos e para crianças.

Como destaque, nesta plataforma, os filmes são disponibilizados com informações sobre as obras, sinopses e “porque ver”, ajudando o público a fazer descobertas e a tomar contato com as obras de forma contextualizada. Também dá acesso aos conteúdos do próprio Itaú Cultural em seus canais, como a Enciclopédia, o site, a página no YouTube e os podcasts que produz.

Itaú Cultural Play em números Itaú Play Cultural em números Foto: Reprodução

Os carrosséis

Em sua estreia, a plataforma Itaú Cultural Play, homenageia a filmografia de Glauber Rocha e Luiz Carlos Barreto. De Glauber, traz trabalhos cuidadosamente selecionados e organizados entre a sua produção de 1959 a 1985. De Barreto, exibe os principais títulos relacionados ao futebol, que ele dirigiu ou produziu.

Outras mostras destacam diretores mais alternativos ou independentes, como Carlos Nader, Joel Pizzini, Júnia Torres, Otto Guerra, Joel Zito Araújo. Um dos programas permanentes é reservado ao cinema de autoria negra, começando por André Novais Oliveira, Viviane Ferreira, Joel Zito Araújo, Juliana Vicente e Zózimo Bulbul.

Serviço

Itaú Cultural Play

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro

A partir de 19 de junho de 2021

No celular, tablet, computador e TV

Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: https://www.itauculturalplay.com.br/

 

Veja também

Newsletter