Teatro

Itaú Cultural: Palco Virtual de Cênicas traz espetáculos on-line inéditos

Apresentações envolvem dança do coletivo 'CIDA' sobre o amor, e peça-filme de 'O Bonde' com olhar sobre o entender-se negro

Foto: Brunno Martins/Divulgação

Produções inéditas marcam o Palco Virtual de Cênicas que o Itaú Cultural realiza desta quinta-feira (24) a domingo (27). "Maré", obra de dança do coletivo potiguar CIDA, faz sua pré-estreia dentro da programação falando sobre o amor a partir da situação da pandemia e da realidade dos cinco artistas em cena, seus corpos e suas vivências. O coletivo O Bonde, de São Paulo, por sua vez, estreia "Desfazenda – me enterrem fora desse lugar", peça-filme que é a segunda montagem do grupo, na qual a palavra falada conduz a dramaturgia assinada por Lucas Moura, livremente inspirada no filme Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisario Franca. Pensados inicialmente para os palcos presenciais, os dois espetáculos, diante da situação de isolamento ocasionada pela pandemia, ganharam novas produções já voltadas para o audiovisual.

Integralmente gratuito e on-line, o Palco Virtual é realizado de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do público com diretores, elencos e convidados. Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar www.itaucultural.org.br.

Estreias

A programação abre nesta quinta-feira (24) com "Maré", uma metáfora dançada sobre os vários níveis, intensidades e profundidades do amor, considerando-se, ainda, questões de gênero, raça, alteridade, capacitismo e violência contra a mulher. Criado em 2017 pelo CIDA, núcleo artístico de dança contemporânea, fundado por jovens artistas emergentes, negros, com e/ou sem deficiências, radicados em Natal, no Rio Grande do Norte, o espetáculo foi remontado em 2021 como uma obra audiovisual em dança acessível. 

Após a exibição de pré-estreia, Maré fica disponível até 1 de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural. 

De sexta-feira a domingo (25 a 27 de junho), o Palco Virtual é da temporada de estreia de "Desfazenda – me enterrem fora desse lugar", segunda montagem do grupo teatral paulista O Bonde e que trata de questões ligadas ao corpo e à subjetividade de pessoas negras diante do processo de abolição inconclusa no Brasil.

Na peça, a atriz Marina Esteves e os atores Ailton Barros, Filipe Celestino e Jhonny Salaberg conduzem a trama na qual quatro pessoas pretas, chamadas de 12, 13, 23 e 40, quando crianças, são salvas de uma guerra por um Padre Branco. Assim, passam a viver na fazenda do Padre, cuidando de tarefas diárias, supervisionadas por Zero, homem preto um pouco mais velho. O Padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a fazenda, e sempre que os porquês são questionados, o sino soa e tudo volta a ser como antes. Ou quase sempre.

Depois da temporada de estreia na programação do Itaú Cultural, Desfazenda – me enterrem fora desse lugar fica disponível até 14 de julho, no canal do YouTube de O Bonde.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter