Logo Folha de Pernambuco

Música

Itaú Cultural: Palco Virtual desta semana transmite mais quatro shows ao vivo

Marcelo Cabral, Fi Maróstica, Laura Lavieri e grupo Saxofonando são as atrações

Grupo SaxofonandoGrupo Saxofonando - Foto: Divulgação

De 11 a 14 de março (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, o Itaú Cultural intensifica sua programação musical on-line e apresenta mais quatro shows ao vivo da temporada 2021 do Palco Virtual. No primeiro dia, o grupo Saxofonando mescla a música popular brasileira com a tradição clássica europeia, em apresentação que homenageia grandes compositores, como Pixinguinha e Piazzolla. Na sexta-feira, o cantor, compositor e arranjador Marcelo Cabral mostra composições minimalistas do seu primeiro disco solo, Motor. O final de semana começa com o show do o contrabaixista e também compositor Fi Maróstica, que toca pela primeira vez as canções do seu primeiro álbum autoral, Visão do Mar. No domingo, a cantora Laura Lavieri apresenta Desastre Solar, seu disco solo de estreia, após anos de parceria com o músico Marcelo Jeneci.

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

O repertório do Quarteto de saxofones formado por jovens músicos e alunos da Escola do Auditório Ibirapuera, o grupo Saxofonando, em apresentação online ao vivo, na quinta-feira, 11, traz composições de Jean Françaix, Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Paquito D’Rivera, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali, Moacir Santos, Max Dubois e Nailor Proveta. Nesse roteiro, destaque para a obra de Pixinguinha, que sempre marca presença no trabalho do grupo em canções como Carinhoso, 1x0, Cochichando e O Gato e o Canário, entre outras.

Na sexta-feira, Marcelo Cabral leva para o Palco Virtual uma apresentação especial com músicas do seu primeiro disco Motor, lançado em 2018. O trabalho mostra composições sensíveis, delicadas e minimalistas criadas a partir do violão de sete cordas.

Para este show on-line, Cabral incorpora novos arranjos às músicas e recria o formato intimista de quando as canções desse disco nasceram, em voz e violão de sete cordas. O músico é acompanhado por Manuela Eichner, responsável pela da capa de Motor, que apresenta sua arte fazendo uma colagem ao vivo.

Final de semana

No sábado, 13, Fi Maróstica mostra para o público as nove composições autorais e instrumentais do seu primeiro disco solo, Visão do Mar. Para este show de lançamento do disco, Fi se apresenta ao lado do clarinetista Alexandre Ribeiro, do pianista Tiago Costa e do baterista Cleber Almeida.

A gravação do álbum contou com as participações especiais das cantoras Mônica Salmaso, na música-título Visão do mar, e Vanessa Moreno, com participação em Alice e Borboleta. A voz da Tatiana Parra, também presente em Borboleta, aparece ainda na canção Pros irmãos.

As músicas Bolero deles, Pé na poça e Pirataria são faixas gravadas com os instrumentistas da banda, Alexandre Ribeiro, Cleber Almeida e Tiago Costa – músicos recorrentes na feitura do álbum, cujo repertório é completado pelo tema Casulo.

Encerrando o fim de semana, no domingo, 14, Laura Lavieri, voz feminina marcante que acompanhou o cantor Marcelo Jeneci durante anos, sobe ao palco virtual do Itaú Cultural para fazer o show de lançamento de Desastre Solar, primeiro disco de sua carreira solo.

Com seis faixas inéditas e quatro regravações, Laura canta sobre o amor, a solidão, a empatia e a liberdade. Tudo isso coberto de referências como a Jovem Guarda, o soul, o rock oitentista, o samba-reggae e o pagode. A intérprete se apresenta ao lado do contrabaixista Uiu Lopes, do tecladista Pedro Pelotas, do guitarrista Paulo Emmery e do baterista Theo Ceccatto.

Veja também

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea
teatro

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea

''A Fazenda 16'': Babi Muniz é a 9ª eliminada do reality
reality show

''A Fazenda 16'': Babi Muniz é a 9ª eliminada do reality

Newsletter