Oscar 2022

Jane Campion se torna a primeira mulher com duas indicações a Melhor Direção no Oscar

Ela foi nomeada por "Ataque dos Cães", produção que lidera a lista de indicações da premiação deste ano

Diretora Jane CampionDiretora Jane Campion - Foto: AFP

A diretora neozelandesa Jane Campion se tornou, nesta terça-feira (8), a primeira mulher a receber duas indicações na categoria de Melhor Direção do Oscar.

Ela foi nomeada por "Ataque dos Cães", produção que lidera a lista de indicações da premiação deste ano, com 12 categorias: filme, ator, atriz e ator coadjuvantes, roteiro adaptado, trilha sonora, som, fotografia, edição e design de produção. A lista com os indicados foi divulgada pela Academia nesta terça.

Jane ganhou, este ano, o Globo de Ouro de Melhor Direção por "Ataque dos Cães", sendo a terceira mulher na história da premiação a levar a categoria. O longo, aliás, conquistou o título de melhor filme dramático.

A primeira indicação de Jane Campion à Melhor Direção foi em 1994, pelo filme "O Piano". Naquele ano, o vencedor foi Steven Spielberg, por "A Lista de Schindler".

Na ocasião, Campion era a segunda mulher indicada na categoria em toda a história da premiação. Antes, apenas Lina Wertmüller, por "Pasqualino sete belezas", foi nomeada, em 1976.

Nos últimos dois anos, o Oscar de Melhor Diretor premiou o sul-coreano Bong Joon-ho, por "Parasita" e Chloé Zhao, por "Nomadland". 

A cerimônia de entrega da premiação acontecerá em 27 de março.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter