Jane Campion se torna a primeira mulher com duas indicações a Melhor Direção no Oscar
Ela foi nomeada por "Ataque dos Cães", produção que lidera a lista de indicações da premiação deste ano
A diretora neozelandesa Jane Campion se tornou, nesta terça-feira (8), a primeira mulher a receber duas indicações na categoria de Melhor Direção do Oscar.
Ela foi nomeada por "Ataque dos Cães", produção que lidera a lista de indicações da premiação deste ano, com 12 categorias: filme, ator, atriz e ator coadjuvantes, roteiro adaptado, trilha sonora, som, fotografia, edição e design de produção. A lista com os indicados foi divulgada pela Academia nesta terça.
Jane ganhou, este ano, o Globo de Ouro de Melhor Direção por "Ataque dos Cães", sendo a terceira mulher na história da premiação a levar a categoria. O longo, aliás, conquistou o título de melhor filme dramático.
A primeira indicação de Jane Campion à Melhor Direção foi em 1994, pelo filme "O Piano". Naquele ano, o vencedor foi Steven Spielberg, por "A Lista de Schindler".
Leia também
• Filme "Ataque dos Cães" recebe 12 indicações e lidera a disputa pela premiação
• Oscar 2022 anuncia indicados; confira a lista
• Cerimônia do Oscar voltará a ter apresentador em 2022
Na ocasião, Campion era a segunda mulher indicada na categoria em toda a história da premiação. Antes, apenas Lina Wertmüller, por "Pasqualino sete belezas", foi nomeada, em 1976.
Nos últimos dois anos, o Oscar de Melhor Diretor premiou o sul-coreano Bong Joon-ho, por "Parasita" e Chloé Zhao, por "Nomadland".
A cerimônia de entrega da premiação acontecerá em 27 de março.