Janja diz que quer "ressignificar" papel de primeira-dama, em entrevista ao 'Fantástico'
Maju Coutinho e Poliana Abritta adiantam detalhes do programa que vai ao ar no próximo domingo, na TV Globo: "Uma conversa franca"
As jornalistas e apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta estiveram, nesta semana, com a futura primeira-dama do Brasil Janja Lula da Silva, em São Paulo. A primeira entrevista concedida pela mulher de Luiz Inácio Lula da Silva será exibida no "Fantástico", na TV Globo, no próximo domingo (13).
Na ocasião, Janja frisou que pretende dar um novo sentido ao papel de primeira-dama, termo, aliás, que ela refuta. Conforme noticiado pelo GLOBO, a socióloga será uma primeira-dama que detesta este título. Feminista, costuma dizer que rejeita a denominação dada à mulher do presidente da República por entender que o termo "dama" remete a "recatada e do lar", e não a uma "mulher de luta", como ela se define. Num ato eleitoral no Rio, Janja adiantou como quer ser chamada: primeira-companheira.
Leia também
• Janja comandará preparação da posse de Lula e PT escala quatro nomes para coordenar transição
• Mulher de Lula, Janja cita Paulo Gustavo: 'Votando por ele e pela minha mãe, que morreu de Covid'
• Lula afirma que sua relação com Janja é igual à de Juma e Joventino, em Pantanal
Maju Coutinho e Poliana Abritta adiantaram, por meio das redes sociais, alguns detalhes da entrevista. "Uma conversa franca e importante. Com compromissos e leveza", disse Poliana. "Uma mulher de presença forte e constante que caminha ao lado de Lula", afirmou, ao comentar sobre a entrevistada.
Maju listou, também por meio do Instagram, alguns pontos abordados durante a conversa. "Em sua primeira entrevista, a socióloga falou sobre carreira, militância, relacionamento com Lula, sobre o período em que Lula esteve preso, pandemia, campanha eleitoral, feminismo, antirracismo , intolerância religiosa, firmou compromissos e contou como pretende ressignificar o papel de primeira-dama", contou a jornalista.