Japan House São Paulo traz exposição fotográfica ao Recife
"Japonésia" ocupará o Cais do Sertão com imagens assinadas pelo fotógrado japonês Naoki Ishikawa
Pela primeira vez, a Japan House São Paulo traz uma exposição ao Nordeste brasileiro. Depois de passar por São Paulo, Curitiba e Belém, a mostra fotográfica “Japonésia” aporta no Recife, entrando em cartaz no museu Cais do Sertão de 22 de junho a 28 de agosto.
A exposição reúne 74 fotografias assinadas por Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. As imagens revelam mais de 20 ilhas do arquipélago japonês, propondo uma expedição por um Japão plural e enfatizando a relação intrínseca do país com a natureza, focando em elementos como o mar e o Monte Fuji.
O nome “Japonésia” deriva de um termo criado pelo escritor japonês Toshio Shimao, com a intenção de enfatizar a configuração de seu país como um arquipélago. Naoki Ishikawa é conhecido por trazer um olhar singular para a interação entre a natureza, a presença humana e seus traços culturais nesses locais.
Leia também
• Exposição virtual traz correspondências que revelam histórias de judeus perseguidos no Holocausto
• "3x6 Percursos": exposição coletiva inaugura novo endereço da galeria Amparo 60
• Galpão das Artes recebe exposição do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá
Todas as fotografias que compõem a exposição foram impressas no Japão sob o método direto do negativo para o papel, sem passar pela digitalização. A expografia ainda inclui áudios gravados a partir de textos escritos pelo próprio artista.
Serviço:
Exposição “Japonésia”
Quando: de 22 de junho a 26 de agosto
Onde: Museu Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, Armazém 10, Bairro do Recife)
Horário: terça a sexta, das 10h às 16h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada), com acesso gratuito às terças-feiras