Jaqueline Fraga, da Folha de Pernambuco, entre as 50 jornalistas negras mais admiradas do Brasil
Prêmio Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira destacou 52 jornalistas do Brasil, dos quais 35 mulheres
A jornalista da Folha de Pernambuco Jaqueline Fraga foi anunciada na lista do Prêmio "Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira", promovido por Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. A votação em dois turnos, contou com campanha e movimentação dos profissionais da comunicação nas redes sociais e, finalizada a apuração, elegeu 60 jornalistas e 11 publicações de destaque.
A cerimônia de premiação dos homenageados está marcada para a noite de 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Serão homenageados 52 profissionais na categoria Jornalistas, dos quais 35 mulheres; cinco entre os profissionais de Imagem; cinco veículos na categoria geral; e outros seis entre as publicações lideradas por jornalistas negros.
"É um orgulho que não cabe em mim saber que estou entre os mais admirados jornalistas negros do Brasil. Uma honra gigante estar ao lado de tantos profissionais que admiro e de ouvir de muitos profissionais e estudantes que também sou inspiração para eles. A alegria e a felicidade são as maiores possíveis, especialmente por ser um prêmio que valoriza a nossa identidade e que dimensiona a importância da representatividade e da equidade racial, pautas tão caras para mim", comentou a repórter da Folha de Pernambuco.
"Representar o meu estado, a minha região e o jornal Folha de Pernambuco em uma premiação tão importante e significativa como essa me faz ter a certeza de que estamos fazendo um trabalho com respaldo social. Agradeço a cada pessoa que reconhece o nosso trabalho e votou na premiação. É um reconhecimento por parte da nossa sociedade e isso é muito especial. Sou só orgulho, gratidão e felicidade", completou.
Leia também
• Escritora pernambucana Ana Júlia lança livro na Bienal do Livro, neste sábado (14)
• Sidney Rocha fala sobre "O Inferno das Repetições", seu novo livro: "meu romance mais 'mental'"
• Rio de Janeiro será a capital mundial do Livro em 2025
Premiação
O evento tem patrocínio Ouro de Bayer e Unilever, Bronze de DOW e Latam, aos apoios de Embaixada e Consulados dos Estados Unidos e Unibes Cultural, e aos apoios institucionais de ABI, Conajira/Fenaj e Rede Mar. Na ocasião, também serão conhecidos os TOP 10 +Admirados Jornalistas, os campeões regionais de admiração, o campeão da categoria Imagem Foto/Vídeo e os campeões das categorias Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros, além das homenagens especiais aos Decano e Decana do Jornalismo – Troféu Luiz Gama, Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes e Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria.