João Câmara lança livro de contos que misturam realidade e ficção
'Lidando com o passado e outros lugares' será lançado oficialmente na quinta-feira (15), no Espaço Brennand, em Boa Viagem
Para além de um João Câmara pintor, há um artista que transcende as formas plásticas. A expressão textual, devidamente casada com a imagem, é mais uma de suas construções criativas, que, agora, pode ser conferida no livro de contos “Lidando com o passado e outros lugares”, editado pela Topbooks. A obra será lançada nesta quinta (15), no Espaço Brennand, em Boa Viagem, a partir das 18h.
Leia também
• Livros: confira sete clássicos mundiais da literatura que você precisa ler
• Mulheres em verso e poemas
Fatos políticos e literários
São mais de 600 páginas, que, pela primeira vez, reúnem 44 escritos produzidos há cerca de cinco anos. Alguns foram feitos há mais tempo. Em comum, todos revelam um João Câmara conhecedor de fatos políticos e literários, que servem de base para diversas situações ficcionais. A leitura e o apoio na revisão ficou a cargo do escritor e amigo do autor, Weydson Barros Leal, que assina o texto de introdução. “Quando observamos uma obra pictórica ou lemos um conto deste livro, somos acompanhados, sem que nos percebamos conscientemente disso, por um guia que, com sua lanterna de sinais por trás do palco de nossa inteligência, faz-nos perceber que no percurso do texto ou da pintura algo começa a nos abrir janelas”, colocou.
Essas “janelas” só são possíveis ao leitor atento e de raciocínio aguçado. Daquele que se permite mergulhar na mistura de rigor clássico da imagem com a fantasia romântica e outros recursos. “Além disso, tem o estigma de ser pintor, em que muitos dizem: ‘você é pintor, mas você escreve? Pois é. É proibido?”, provoca Câmara, lembrando nomes como Di Cavalcanti, Portinari e até mesmo Van Gogh entre os que também escreviam.
Texto e imagem juntos
Os contos surgem naturalmente integrados às imagens, formando uma leitura única. “É como se você tivesse uma ideia ficcional e essa ideia pudesse assumir a forma de figura ou de palavra. Os dois nascem juntos, mas não são necessariamente iguais”, explica. Logo, as pinturas também assumem um caráter de narração. “Tem de tudo. Uma das primeiras histórias é uma visita que Dom Pedro II faz a Victor Hugo, uma visita que efetivamente aconteceu. Então, há algumas coisas ali em função da história. Como essa visita e a admiração, em que a gente se aproveita para fazer alguns diálogos inverossímeis", aponta.
“Lidando com o passado e outros lugares” é uma edição de livraria, com utilização de papel para dar ênfase na imagem e conforto na leitura. Tal como uma obra antiga, cuja narrativa usa o passado como um local e não um segmento de tempo, como define o próprio autor. Entre suas várias conduções equilibradas, uma tem como base a história pernambucana, envolvendo o Conselheiro Rosa e Silva e seu inimigo político Delmiro Gouveia, contada com boas doses ficcionais e algumas alusões literárias.
Diferentes suportes
De maneira fluida, Câmara revela suas preferências na arte, transcorrendo um conto com o cineasta norte-americano David Lynch, em visita feita a uma ilha no Pacífico, onde houve explosões atômicas e, onde agora, acontecem alguns fenômenos. “De um modo geral, o livro faz colagem de fatos. A vida é assim. Além disso, tem dois escritos que são narrados pelo personagem no singular, mas não são confessionais, por exemplo. É uma técnica e há várias receitas para isso. Mas não sigo muito, porque não sou um escritor de caráter profissional antigo. Faço algumas transgressões”, define.
No lançamento de amanhã será possível ver parte das imagens que ilustram o livro em formato digital. Mais uma forma de reforçar o caráter múltiplo do pintor paraibano, radicado em Olinda, capaz de lidar com diferentes suportes. “E quando uma pintura é feita em grandes formatos, ela exige um certo aparato e energia. É um trabalho físico. Já a pintura digital ela é essencial e que agora faz parte da sociedade”, complementa.
Serviço:
Lançamento do livro: “Lidando com o passado e outros lugares - Contos de João Câmara”
Quando: quinta-feira (15), a partir das 18h
Local: Espaço Brennand (Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274, Boa Viagem)
Valor do livro: R$ 130