João Carlos Martins celebra 80 anos com "live in concert"
Maestro faz aniversário nesta quinta (25), e comanda concerto em transmissão ao vivo
Ao lado de músicos de sua Bachiana Filarmônica SESI-SP e dos solistas Davi Campolongo (piano), Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor), um dos maiores intérpretes de Bach do século XX, também vai homenagear Ana Maria Braga, Serginho Groisman, Chitãozinho & Xororó e Walter Casagrande Jr., entre outros.
Vida e carreira
Nascido em São Paulo em 25 de junho de 1940, Martins iniciou os estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass. Aos treze iniciou carreira no Brasil e aos dezoito no exterior.
Teve vida e carreira registradas por cineastas europeus em Martin’s Passion (Irene Langman) e em Rêverie (Johan Kenivé e Tim Herman), além da cinebiografia João, o Maestro, do diretor Mauro Lima, e da peça teatral Concerto para João. Assim como no cinema, fez sucesso com 22 álbuns, a obra completa de J.S.Bach para teclado, concertos, recitais e premiações, sob os aplausos de milhões de espectadores.
Leia também
• João Carlos Martins volta ao piano após um ano graças a luva biônica
• João Carlos Martins desbrava o Recife
• Maestro João Carlos Martins rege projeto Orquestrando o Brasil em concerto no Recife
Ao longo do tempo João passou por 24 cirurgias e, com a determinação e capacidade de recuperação, após tocar o piano com a ajuda de aparelhos que muitas vezes faziam o sangue marcar as teclas, concertos apenas com a mão esquerda, ele perdeu o movimento das mãos, abandonou o piano, mas não a música.
Iniciou os estudos da regência e estreou, em 2004, como regente convidado em concertos em Londres, Paris e Bruxelas, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que fazia quando pianista. Em 2005 fundou a Bachiana Orquestra de Câmara e desenvolveu um trabalho com adolescentes através da sua Bachiana Jovem.
No ano seguinte, criou a Fundação Bachiana, que tem por tema a arte e sustentabilidade e, em 2010, unificou as orquestras formando o que hoje é a Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Em 2017 embarcou no projeto musical: Orquestrando o Brasil, que hoje conta com 600 orquestras espalhadas em pequenas cidades do Brasil, circundando-o na forma de coração – um sonho de Heitor Villa Lobos realizado por Martins. E em 2019 lançou pela Sextante seu mais recente livro, João de A a Z.
No Natal deste mesmo ano foi presenteado com luvas extensoras desenvolvidas pelo designer de produtos Ubiratan Bizarro, que se mostraram capazes de trazer de volta os movimentos de suas mãos, o que deu início ao seu mais novo desafio: voltar a tocar piano com todos os seus dez dedos.
SERVIÇO
JOÃO CARLOS MARTINS – 80 ANOS
Live no canal do Teatro Bradesco e nos canais do maestro no Facebook e YouTube
Quinta (25), às 20h
Participam a Bachiana Filarmônica SESI-S e os solistas: Davi Campolongo (piano), Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor)