Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

João Pernambuco, "O Poeta do Violão", será celebrado em show de Glaucia Nasser

Cantora mineira apresenta repertório do compositor e violonista pernambucano neste sábado (18) e domingo (19) no Teatro de Santa Isabel

Glaucia Nasser, cantoraGlaucia Nasser, cantora - Foto: Vinicius Campos

A obra de João Pernambuco será celebrada pela artista e empreendedora mineira Glaucia Nasser, neste fim de semana, sábado (18) e domingo (19), no Teatro de Santa Isabel, em apresentações com acesso gratuito.

Com o espetáculo “João Pernambuco - Coração de Violão”, Nasser pretende destacar a importância da obra desse músico que faria 140 anos, e que é autor do hino sertanejo “Luar do Sertão”.

O evento, que tem sua estreia nacional no Recife, também integra a programação de 174 anos do Santa Isabel. Realizado pelo Instituto João Pernambuco, com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor, a apresentação seguirá em circulação por mais sete capitais brasileiras.

Conhecido como o “Poeta do Violão”, João Pernambuco migrou do Sertão pernambucano para se sagrar na posteridade artística nacional como o primeiro músico a compor para violão solo no Brasil.

 

Repertório
Glaucia Nasser traçou um repertório tão vasto quanto o próprio Brasil - do seu Litoral ao Sertão. Com duração de 100 minutos, o espetáculo trará, além das composições do próprio João Pernambuco, outros autores potentes da produção musical do Brasil. 

Espere clássicos do cancioneiro brasileiro “Coração Bobo” e “Voltei Recife”, de Alceu Valença; “Caminho do Sertão”, de João Pernambuco e José Leal; “Luar do Sertão” e “Cabocla de Caxangá”, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; “Numa Sala de Reboco”, de José Marcolino e Luiz Gonzaga; “Frevo nº 2”, de Antônio Maria; “Raízes e Frutos, de José Leal e Paulo Dafilin.

“João Pernambuco foi um menino do Sertão, que não sabia ler nem escrever. Mesmo assim forjou seu próprio destino. Aprendeu sozinho a tocar violão e alcançou uma excelência técnica, que viria a ser celebrada e reconhecida até por músicos como Villa-Lobos.

Meu amigo Paulo Dafilin, o diretor musical deste espetáculo que levaremos ao Recife, costuma dizer que nenhum violonista brasileiro pode prescindir de conhecer a obra de João Pernambuco”, afirma Glaucia, que declara ter enraizado de forma definitiva a sua relação com Pernambuco, e completa: “Nunca fomos tão próximos.”

Nasser e Recife
Glaucia conhece a Cidade de perto: já se apresentou com o sanfoneiro Cezzinha no Bloco da Saudade, no Carnaval deste ano, e em junho de 2023, no Paço do Frevo, quando deu início à pesquisa sobre o músico João Pernambuco que culmina nesta turnê, que começa na Capital pernambucana, e no lançamento de um documentário previsto ainda para este ano. 

Durante as gravações, Nasser se embrenhou por Pernambuco, ao lado de estudiosos, para refazer os caminhos de João Pernambuco.

Glaucia Nasser, cantora mineiraCrédito: Vinicius Campos

O documentário, que resgata e refaz a trajetória do compositor do célebre hino sertanejo “Luar do Sertão”, foi filmado em sete cidades pernambucanas: Tacaratu, Inajá, Floresta, Petrolândia, Jatobá e São José do Egito, além da própria Capital do Estado.

O projeto do documentário se deu a partir da provocação do jornalista José Leal, fundador do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, com realização da Fundação Brasil Meu Amor.

O homenageado
João Teixeira Guimarães (1883-1947) deixou Jatobá, no Sertão do Estado, como um artista autodidata, na última década do século 19, rompeu as limitações do analfabetismo, falta de recursos e foi capaz de alçar o violão à atenção e ao protagonismo que jamais lhe haviam sido dados. 

Ao completar a maioridade, seguiu para o Rio de Janeiro. Villa-Lobos reconheceu naquele músico, compositor e violonista um expoente musical ímpar e incentivou-o durante sua trajetória.

Contemporâneo de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Dilermando Reis, Américo Jacobino (Canhoto), João Pernambuco deixou ao nosso país um riquíssimo legado de músicas e as primeiras composições para violão solo no Brasil.

“João Pernambuco - Coração de Violão”
Com Glaucia Nasser

Quando: Sábado (18), às 20h e Domingo (19), às 17h
Onde: Teatro de Santa Isabel - Praça da República, s/n, Santo Antônio
Informações: (81) 3355.3323

 

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter