Jogos de luzes projetados de oito pontos vão iluminar Réveillon no Recife
Sem a tradicional queima de fogos na orla de Boa Viagem, Prefeitura vai investir em jogos de luzes e lasers com o intuito de incentivar a virada do ano em casa
O novo ano no Recife vai ser recepcionado com jogos de luzes e lasers, a partir de oito pontos da cidade e com promessa de alcance entre 5 e 7 quilômetros nas Zonas Norte, Sul e Oeste.
Por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), a Prefeitura do Recife encerra 2020 com uma espécie de dança colorida que devem cortar o céu da capital pernambucana, com início previsto para as 23h45.
Leia também
• Confira as proibições para o Réveillon no Recife, Olinda, Jaboatão e Ipojuca
• Recife proíbe toldos, mesas e comércio na orla da praia na noite do Réveillon
• Às vésperas do Ano Novo, movimento é baixo no Centro do Recife
E no primeiro segundo de 2021 a iluminação será intensificada com cometas luminosos, sendo no total 30 minutos de festejo, com trilha sonora garantida pela Frei Caneca FM (101.5 FM) - no ar nomes da música brasileira como Elza Soares, Otto e Dona Onete, vão dar o tom da virada.
A Festa da Virada com luzes substitui a tradicional queima de fogos na Orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade. O intuito é incentivar a celebração dentro de casa e, com isso, evitar ainda mais disseminação do novo coronavírus.
Queima da Lapinha
O Ciclo Natalino se encerra no próximo 6 de janeiro com a realização da Queima da Lapinha - tradição religiosa trazida pelos jesuítas, cujo simbolismo se relaciona à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos.
Tomada por folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo. Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.
Ocupação Hoteleira
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a taxa de ocupação hoteleira no Recife é de 80%, com permanência média de três dias.
Turistas e visitantes foram recebidos por um receptivo montado pela Prefeitura que inclui pastoril no Aeroporto Internacional da cidade, entre os últimos dias 19 e 23 de dezembro.