Logo Folha de Pernambuco

Fim de Ano

Jogos de luzes projetados de oito pontos vão iluminar Réveillon no Recife

Sem a tradicional queima de fogos na orla de Boa Viagem, Prefeitura vai investir em jogos de luzes e lasers com o intuito de incentivar a virada do ano em casa

Réveillon no Recife será tomado por jogos de luzesRéveillon no Recife será tomado por jogos de luzes - Foto: Reprodução

O novo ano no Recife vai ser recepcionado com jogos de luzes e lasers, a partir de oito pontos da cidade e com promessa de alcance entre 5 e 7 quilômetros nas Zonas Norte, Sul e Oeste. 

Por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), a Prefeitura do Recife encerra 2020 com uma espécie de dança colorida que devem cortar o céu da capital pernambucana, com início previsto para as 23h45.

 

E no primeiro segundo de 2021 a iluminação será intensificada com cometas luminosos, sendo no total 30 minutos de festejo, com trilha sonora garantida pela Frei Caneca FM (101.5 FM) -  no ar nomes da música brasileira como Elza Soares, Otto e Dona Onete, vão dar o tom da virada.

A Festa da Virada com luzes substitui a tradicional queima de fogos na Orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade. O intuito é incentivar a celebração dentro de casa e, com isso, evitar ainda mais disseminação do novo coronavírus.

Queima da Lapinha
O Ciclo Natalino se encerra no próximo 6 de janeiro com a realização da Queima da Lapinha - tradição religiosa trazida pelos jesuítas, cujo simbolismo se relaciona à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. 

Tomada por folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo. Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.

Ocupação Hoteleira
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a taxa de ocupação hoteleira no Recife é de 80%, com permanência média de três dias. 

Turistas e visitantes foram recebidos por um receptivo montado pela Prefeitura que inclui pastoril no Aeroporto Internacional da cidade, entre os últimos dias 19 e 23 de dezembro. 


 

Veja também

Fliporto: primeiro dia da feira literária ocupa Mercado Eufrásio Barbosa
Literatura

Fliporto: primeiro dia da feira literária ocupa Mercado Eufrásio Barbosa

Mostra Ambiental de Cinema do Recife encerra edição com filme sobre Pepe Mujica
CINEMA

Mostra Ambiental de Cinema do Recife encerra edição com filme sobre Pepe Mujica

Newsletter