Julian Assange: confira os filmes que falam sobre o criador do WikiLeaks
Filme com Benedict Cumberbatch e documentário de diretor ganhador do Oscar estão na lista
Durante todo o período em que o jornalista Julian Assange esteve fugindo das autoridades americanas na Embaixada do Equador no Reino Unido ou preso em Londres — por vazar milhares de documentos secretos dos Estados Unidos no projeto Wikileaks — a história dele foi um prato cheio para o audiovisual.
Produções de ficção e não-ficção do mundo inteiro contaram versões sobre este australiano, um homem livre desde o último dia 25. Assange se declarou culpado num processo por espionagem e fez um acordo com autoridades americanas, que entenderam que ele já cumpriu a pena quando icou detido três anos na Inglaterra.
Abaixo, listamos algumas produções que contam a história de Assange e do WikiLeaks.
Ficção
O Quinto Poder
O ator Benedict Cumberbatch interpreta Julian Assange neste filme de 2013, baseado em livros como baseado "Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website", de Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy," de David Leigh e Luke Harding. A direção é de Bill Condon, vencedor do Oscar em 1999 de melhor roteiro adaptado por "Deuses e Monstros"
Disponível no Star+.
Underground: A história de Julian Assange
Este filme australiano de 2012, do diretor Robert Connolly, ficcionaliza a juventude e os primeiros anos de Assange como hacker.
Disponível para aluguel no YouTube.
Documentários
We steal secrets: The story of WikiLeaks
Dirigido pelo americano Alex Gibney, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2008 por "Um táxi para a escuridão", este doc foi feito em 2013 e conta a história da criação do WikiLeaks. A produção conta a participação do próprio Assange.
Disponível para aluguel no YouTube.
Leia também
• Socialite e atriz é interrogada sobre a morte de Matthew Perry, o Chandler de ''Friends''
• Assange chega à Austrália depois de recuperar a liberdade
• Julian Assange: veja as condições do acordo para a libertação de fundador do Wikileaks
Risk
A americana Laura Poitras se debruçou sobre a história de Assange em 2016. Em 2018, ela ganhou o Oscar por "Cidadãoquatro", doc que também conta Edward Snowden, que também vazou dados importantes de espionagem americana em 2013 e é procurado pela justiça.
Não está disponível no Brasil
Julian Assange: Revolution now
Lançado em 2020, este documentário de Piers Garland examina as tentativas do jornalista de ter um julgamento considerado justo. Participam nomes como Noam Chomsky e Tariq Ali.
Não está disponível no Brasil.
The challenge: Defending Julian Assange
Os cineastas Clara López Rubio e Juan Pancorbo seguiram o advogado de Assange, Baltasar Garzón, e fizeram este filme, exibido em 2017.
Não está disponível no Brasil.