Logo Folha de Pernambuco

Anomalia de Ebstein

Juliano Cazarré chora ao falar de recuperação da filha, que fará nova cirurgia

Com Anomalia de Ebstein, uma cardiopatia congênita rara, bebê terá que passar por novo procedimento para corrigir válvula no coração

Juliano e Letícia Cazarré com filha Maria Gulhermina Juliano e Letícia Cazarré com filha Maria Gulhermina  - Foto: Reprodução / Instagram

O ator Juliano Cazarré chorou, numa live no Instagram, ao falar sobre a recuperação da filha, na manhã desta terça-feira (12). Recém-nascida, Maria Guilhermina passará por uma nova cirurgia no coração para corrigir a válvula tricúspide, que controla o fluxo de sangue entre a aurícula direita e o ventrículo direito no órgão. A bebê nasceu no dia 21 de junho com Anomalia de Ebstein, uma cardiopatia congênita rara.

"O amor não é um quentinho que a gente sente no coração. É isto aqui: 'A minha vida não será mais minha, será toda vossa, e não me servirá mais, senão para vos servir, ó meu Senhor'", afirmou o ator, intérprete do personagem Alcides da novela "Pantanal", citando a oração de São José: "A gente tem que amar Deus sobre todas as coisas, mas a gente tem que se entregar às nossas famílias, assim como São José se entregou por Jesus".

Mulher de Cazarré e mãe de Maria Guilhermina, Letícia Cazarré usou as redes sociais para comunicar que a filha deve deixar a Unidade de Tratamento Intensivo em breve, mas que antes será submetida a "cirurgia do cone", como é conhecido o procedimento para correção da válvula tricúspide.

A Anomalia de Ebstein é uma condição rara que afeta justamente a válvula tricúspide. A cardiopatia congênita acomete um em cada 20 mil recém-nascidos. A doença pode ser diagnosticada pela ultrassom morfológico e, posteriormente, em um ecocardiograma fetal. A cirurgia, ao nascimento, é paliativa. Os médicos fazem um novo procedimento definitivo em seguida, e a criança pode levar uma vida normal.

Juliano Cazarré afirmou, na live desta terça-feira, que pretende fazer transmissões on-line diárias, com orações e meditações, até que a filha esteja 100% recuperada. Ele agradeceu as centenas de mensagens de apoio que têm chegado em sua caixa de mensagens.

"Minha vida está meio bagunçada com a gravação e com as coisas aqui de casa. Um beijo em todos vocês. Que Deus possa pagar e retribuir a todos vocês pelas orações, pelos textos e pelas missas que vocês têm dedicado à recuperação e à cura de Maria Guilhermina", afirmou o ator, que retornou ao trabalho em "Pantanal", após se afastar das gravações para acompanhar o tratamento da filha.

Veja também

Newsletter