Rapper

Kanye West acusa Universal de lançar disco 'Donda' sem a sua permissão

Após dois adiamentos, álbum chegou às plataformas digitais neste domingo (29)

O rapper Kanye West O rapper Kanye West  - Foto: Jean-Baptiste Lacroix/AFP

O rapper americano Kanye West acusou a gravadora Universal de lançar "Donda", seu novo álbum, sem sua permissão. A declaração foi publicada no Instagram do músico, neste domingo (29).

"A Universal soltou meu disco sem minha aprovação e bloqueou 'Jail 2'", afirmou o artista. Apesar da acusação, a gravadora não emitiu nenhum comentário sobre o assunto.

"Donda" chegou aos serviços de streaming no domingo, após duas audições –transmitidas online– e duas datas de lançamento previamente anunciadas. Durante as primeiras horas de lançamento, a canção "Jail Pt. 2", citada por West na publicação do Instagram, não aparecia nas plataformas. Logo depois, porém, passou a constar entre as faixas do álbum.


"Jail Pt. 2" tem a participação e coautoria polêmicas dos músicos DaBaby, que recentemente fez comentários homofóbicos e preconceituosos contra portadores de HIV, e Marilyn Manson, alvo de uma série de denúncias de abuso sexual e violência contra mulheres.

Nos créditos do álbum, Manson assina com o nome Brian Warner, e DaBaby como Jonathan Kirk. O disco traz no título o nome da mãe do rapper, Donda West, que morreu em 2007, e já apareceu em diversas letras do músico. "Donda" também é o primeiro álbum de West depois de sua separação de Kim Kardashian e de sua fracassada candidatura à presidência dos Estados Unidos.

O álbum sucede, "Jesus Is King", que venceu o Grammy neste ano em uma categoria nova, a de melhor disco cristão.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter