Karla Sofía Gascón, de "Emilia Pérez", é a primeira atriz trans a ser indicada ao Oscar
Concorrente de Fernanda Torres também foi a primeira mulher trans indicada na categoria de atuação em cinema no Globo de Ouro
Karla Sofía Gascón, a protagonista do filme "Emilia Pérez", se tornou a primeira atriz abertamente transexual a ser indicada ao Oscar.
A Academia anunciou, nesta quinta-feira, os nomes que concorrem a 97ª edição da premiação, que acontece no próximo dia 2 de março, em Los Angeles.
Leia também
• "Ainda Estou Aqui" é indicado a 'Melhor Filme' no Oscar 2025; confira lista completa
• "Emilia Pérez": Jacques Audiard e Karla Sofía Gascón vêm ao Brasil para divulgar filme
• ''Emilia Pérez'': Por que filme vencedor do Globo de Ouro gera tanta polêmica no México?
Karla concorre ao prêmio com Fernanda Torres (de "Ainda estou aqui"), Cynthia Erivo (de "Wicked"), Demi Moore (de "A substância) e Mikey Madison (de "Anora").
No filme do diretor francês Jacques Audiard, ela interpreta Emilia, uma temida chefe do tráfico que procura a advogada Rita (Zoe Saldaña) para forjar sua morte e realizar uma cirurgia de afirmação de gênero.
Em Cannes e no Globo de Ouro
Esta não é, no entanto, a primeira conquista histórica da espanhola nesta temporada.
Ela foi a primeira mulher trans a ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes (compartilhado com as colegas de elenco Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz) e foi a primeira mulher trans indicada na categoria de atuação em cinema no Globo de Ouro.