Logo Folha de Pernambuco
CINEMA

Karla Sofía Gascón: entenda em cinco pontos as polêmicas da atriz de ''Emilia Pérez''

Comentários da espanhola envolvendo o nome de Fernanda Torres repercutiram nas redes sociais e na imprensa internacional

Karla Sofía Gascón é a protagonista do longa ''Emilia Pérez''Karla Sofía Gascón é a protagonista do longa ''Emilia Pérez'' - Foto: Etienne LAURENT / AFP

Karla Sofía Gascón já marcou seu nome na história do Oscar como a primeira mulher trans a concorrer na disputa de melhor atriz. Nos últimos dias, no entanto, ela viu seu nome ligado mais a polêmicas do que ao trabalho, que lhe rendeu um prêmio de atuação no Festival de Cannes.

Em passagem pelo Brasil na semana passada, a espanhola de 52 anos participou de eventos de divulgação de " Emilia Pérez" e conversou com jornalistas. No país, ela acabou falando mais sobre a disputa com Fernanda Torres e " Ainda Estou Aqui", e alguns depoimentos não pegaram nada bem nas redes sociais e na imprensa internacional.

Relembramos em cinco pontos as últimas polêmicas envolvendo o nome da atriz:

Pedido de ajuda

Karla Sofía Gascón fez inúmeros elogios a Fernanda Torres nos últimos dias, mas lamentou estar sofrendo com ataques por parte de brasileiros na torcida por "Ainda Estou Aqui". Em entrevista ao G1, durante a passagem por São Paulo, a atriz afirmou: "Fernanda, me ajuda com a sua galera."

E a brasileira prontamente tratou de publicar um vídeo pedindo para que não atacassem nenhuma das concorrentes ao Oscar e relembrando seu encontro com Gascón em festa em Los Angeles.

"Eu sei que a paixão às vezes cria essa coisa do um contra o outro, mas nesse ano as escolhas que fizeram no Oscar para melhor atriz são tão especiais, cada uma a sua maneira, que todo mundo merece. Não vamos tratar ninguém mal", afirmou Torres.

Fãs brasileiros notaram que Gascón não compartilhou ou comentou o post da colega.

Comentário sobre equipe de Fernanda Torres

Na mesma agenda de entrevistas em São Paulo, Gascón falou com a Folha de SP, em vídeo publicado nesta quarta-feira (29), sobre o trabalho em "Emilia Pérez" e a relação com a brasileira. No trecho, que viralizou nas redes sociais, a atriz afirmava não gostar das "equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas (Fernanda) tentando diminuir o trabalho de outros como o meu ou o filme porque isso não leva a lugar algum." A espanhola disse ainda que Fernanda Torres é "uma mulher que merece todo reconhecimento do mundo" e que ficou "muito feliz" pelo Globo de Ouro da brasileira.

Após a divulgação da entrevista, muitos brasileiros começaram a especular sobre possível punição a Gascón, uma vez que a Academia possui regras que vedam ataques entre indicados.

Voltando atrás

Após o trecho repercutir nas redes e veículos de imprensa internacionais, Karla Sofía Gascón deu depoimento à revista Variety tentando esclarecer a fala. Apesar de ter falado claramente sobre "pessoas ao redor de Fernanda Torres", a atriz afirmou que não se referia a uma ligação direta.

“Sou uma grande fã de Fernanda Torres e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses”, disse Gascón em seu depoimento. “Em meus comentários recentes, estava me referindo à toxicidade e ao violento discurso de ódio nas redes sociais que, infelizmente, continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”

Tweets antigos resgatados

Em meio às polêmicas, o nome de Gascón voltou a ganhar os holofotes após a internet resgatar nesta quinta-feira (30) uma série de posts antigos da atriz no X, quando a rede ainda era conhecida como Twitter. Os tweets polêmicos envolvem opiniões controversas sobre muçulmanos, George Floyd e até mesmo a diversidade no Oscar.

Primeira atriz trans indicada ao prêmio, Gascón chegou a achar o Oscar diverso demais no passado. Comentando a cerimônia de 2021, ela escreveu: “Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto, eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”, escreveu. “Além disso, uma gala feia, feia.”

Cabe punição?

Segundo a revista Rolling Stone, uma fonte ligada à Academia afirmou que as declarações de Karla Sofía Gascón não constituem uma violão das regras, já que ela não depreciou o filme "Ainda Estou Aqui", tampouco Fernanda Torres.

Em reportagem publicada sobre o tema nesta quarta-feira (29), a Variety afirma que "os comentários de Gascón não violam nenhuma diretriz" do Oscar. "Ela não faz comentários depreciativos sobre a performance de Torres, o que teria quebrado as regras da Academia. Muito pelo contrário, Gascón elogia sua colega indicada como atriz", diz a publicação.

O site The Wrap segue a mesma linha. "Parece que os comentários de Gascón não foram depreciativos em relação à performance de sua coindicada, mas sim à cultura de competição construída em torno delas em suas respectivas campanhas de premiação à medida que o domingo do Oscar se aproxima", analisa.

Confira trailer "Emilia Pérez" :

Veja também

Newsletter