Novembro negro

Lançamento do livro 'A Justiça é uma mulher negra' integra evento antirracista

Eventos presenciais são gratuitos e poderão ser assistidos também via transmissão online

"A Justiça é uma mulher negra" tem autoria da procuradora federal Chiara Ramos (direita) e da promotora de Justiça Lívia Sant´Anna Vaz (esquerda)"A Justiça é uma mulher negra" tem autoria da procuradora federal Chiara Ramos (direita) e da promotora de Justiça Lívia Sant´Anna Vaz (esquerda) - Foto: Divulgação

Durante a Conferência “Racismo Estrutural e os desafios da advocacia , na próxima sexta-feira (5), a partir das 14h, será lançado o livro “A Justiça é uma mulher negra”, de autoria da procuradora federal Chiara Ramos e da promotora de Justiça Lívia Sant´Anna Vaz. O evento contará com a presença do advogado, filósofo e professor universitário Silvio Almeida.

Em Recife, nos dias 04 e 05 de novembro, a coletiva Abayomi Juristas Negras, a Escola Superior da Advocacia (ESA) e a Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB Pernambuco realizarão, em conjunto, dois eventos presenciais, com transmissão online, no Auditório da ESA (confira a programação abaixo).

“A justiça é uma mulher negra, muito mais que um livro, é um convite para pensarmos o direito da encruzilhada na qual nos encontramos e da qual narramos. A obra é uma insurgência, uma desobediência epistemológica, um brado por justiça e liberdade, ao mesmo tempo em que não deixa de ser um acalento esperançoso, uma contribuição teórica-afetiva para uma sociedade já descrente no futuro”, explica Chiara Ramos.

A Presidenta da CIR, Manoela Alves, assevera a importância da programação: “Todo mês de novembro intensificamos  os debates, corroborando o compromisso da OAB com a pauta de equidade racial, traduzido neste evento de alto nível com protagonismo de referências negras conhecidas nacionalmente" .

Na quinta-feira (4), a partir das 14h, será realizado o II Talk de Direito Antidiscriminatório. O evento, no formato “talk”, contará com a fala de cinco juristas negres que abordarão temas como lutas ancestrais atuais e quilombos urbanos, estratégias para usucapião, prerrogativas da advocacia, direito antidiscriminatório e resgate de identidade, tendo como um dos palestrantes o Dr. Irapuã Santana. 

As inscrições para participar do evento, seja presencialmente ou online, estão disponíveis no site www.esape.com.br. Os eventos são gratuitos.

Novembro negro
Conhecido como novembro negro, o penúltimo mês do ano é utilizado para relembrar a luta de Zumbi dos Palmares, capturado e morto no dia 20 de novembro, e também para que grupos e movimentos realizem manifestações e discussões em prol da vida e dos direitos da comunidade negra. 

Programação

Dia 4 de novembro de 2021

14h - Mesa de abertura
14h30 - Lutas ancestrais atuais: a conservação dos quilombos urbanos - Sirlene Assis
14h55 - Estratégia para garantia dos direitos de Usucapião - Gledson Silva
15h20 - Prerrogativas da advocacia: Armas e escudos de combate ao racismo - Wilgberto Reis
15h45 - Direito antidiscriminatório: processos estruturais e o ativismo judicial - Irapuã Santana
16h10  - Afroempreendedorismo: estratégias de emancipação - Rosilea Viana
16h30 - Pertencimento: como o coletivo resgatou minha identidade - Juliana Lima
16h50 - Atração artística

Dia 5 de novembro de 2021

14h - Mesa de abertura
14h40 - Conferência “Racismo Estrutural e os desafios da Advocacia” com Silvio 
Almeida
15h45 - Lançamento do livro “A Justiça é uma mulher negra” com as autoras Chiara Ramos e Lívia Sant’anna Vaz
16h30 - Apresentação musical de Blera Alves

Serviço:
Eventos sobre direito antidiscriminatório e lançamento do livro “A justiça é uma mulher negra”

Inscrições: www.esape.com.br
Evento gratuito.
Confere certificado (presencialmente).

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter