Lançamentos literários dão continuidade ao legado de Paulo Freire
Se por um lado há uma tentativa de apagamento do legado de Paulo Freire, do outro a sua obra segue permanentemente viva. E seu pensamento, sua vida e sua contribuição para a educação brasileira continuam se renovando por causa da publicação de novos livros e lançamentos literários que renovam as estantes de livrarias. Em seu centenário, grupos editoriais preparam lançamentos biográficos, releituras de obras clássicas e novos livros para que o público mais jovem tenha acesso ao legado do filósofo e educador pernambucano.
Cepe conclui ciclo de homenagens
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) será uma das editoras a homenagear o centenário. Serão lançados pelo selo os livros “Os pés nos quintais e os olhos no mundo: Um menino chamado Paulo Freire”, da professora e pesquisadora Targelia de Souza Albuquerque; e “Olhares sobre Paulo Freire: Vida, história e atualidade”, um conjunto de ensaios organizado pelos professores José Batista Neto e Maria Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os dois títulos da Cepe Editora serão lançados na segunda quinzena de outubro em evento organizado em parceria com a Cátedra Paulo Freire. Eles fazem parte de uma série de celebrações que a companhia vem fazendo em diálogo com o centenário do autor, em que promoveu um calendário de 2021, capas do jornal literário Pernambuco (março) e da revista Continente (setembro).
Leia também
• Wilson Araújo celebra Paulo Freire, entre os poemas da semana
• Paulo Freire vira alvo de conservadores na era Bolsonaro
• Ocupação no Itaú Cultural é dedicada ao centenário de Paulo Freire
Os pés nos quintais e os olhos no mundo: Um menino chamado Paulo Freire, de Targelia de Souza Albuquerque, é um livro dedicado a um público mais jovem. Nele, a autora apresenta a vida e o pensamento do patrono da educação brasileira. Já “Olhares sobre Paulo Freire: Vida, história.
Grupo Paz e Terra
Já a editora Paz e Terra trará, além de relançamentos, novas obras que agregam pensamentos da educação libertadora de Freire. "Testamento da presença de Paulo Freire, o educador do Brasil", organizado por sua viúva, Ana Maria Freire, reunirá depoimentos de personalidades, intelectuais e cientistas que dão uma compreensão da obra e vida do pensador. Há notáveis figuras na publicação, como Noam Chomsky e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O livro será lançado no dia 27 de setembro. A data marca o lançamento de outras obras pela editora, como "Aprendendo com a própria história", de Sérgio Guimarāes, que trará personagens que inspiraram e compartilharam momentos com Paulo Freire. A exemplo de. Paulo de Tarso dos Santos, ministro da Educação e Cultura quando Freire trabalhou em Brasília. Também há Clodomir Santos Morais, que foi companheiro de cadeia de Paulo.
PUC Minas
Diferente dos outros lançamentos, a PUC Minas já publicou o livro “Cem anos com Paulo Freire: diálogos”. A obra foi lançada no XII Encontro Integrado de Psicologia, em abril, e está relacionada à contribuição dele para a área. O livro é organizado por Adriana Maria Brandão Pezim, Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Claudemir Francisco Alves, Mara Marçal Sales e Robson Sávio Reis Souza.