FILME

"Lavra", longa-metragem sobre a tragédia da mineração, estreia nesta quarta-feira (7)

Filme de Lucas Bambozzi chega à grade na faixa "É Tudo Verdade"

LavraLavra - Foto: Divulgação

"Lavra", longa-metragem inédito de Lucas Bambozzi, estreia pelo Canal Brasil nesta quarta (7). Em uma mistura de ficção e documentário, o quarto filme do cineasta mineiro acompanha a geógrafa Camila Motta na volta à sua terra natal, em Minas Gerais, após o maior crime ambiental do Brasil ter contaminado o rio da cidade.

O longa será exibido na faixa "É Tudo Verdade", dedicada ao mais importante festival de documentários do país e com curadoria do crítico de cinema, jornalista e escritor Amir Labaki

No filme, Camila segue o caminho da lama liberada pelo rompimento de uma barragem de uma mineradora. Em sua jornada, passa por várias cidades, encontra comunidades afetadas pela tragédia e se envolve com ativistas e movimentos de resistência. O documentário conta ainda com o depoimento do líder indígena e escritor Ailton Krenak sobre a poluição do Rio Doce. "Lavra" já passou por festivais internacionais como IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã), Hotdocs (Toronto) e Festival de Cine de Lima. No Brasil, foi vencedor das categorias melhor som e melhor fotografia no Festival de Brasília e ganhou  o prêmio do público de melhor longa-metragem na 11ª Mostra Ecofalante.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter