Lecticia Cavalcanti dá palestra e fala sobre Gilberto Freyre na APL
O debate sobre a Semana da Arte Moderna também conta com George Cabral, professor de história da UFPE
A escritora e imortal da APL Lecticia Cavalcanti fez aniversário e foi homenageada na palestra desta segunda-feira (15) na Academia Pernambucana de Letras (APL). Pesquisadora gastronômica e colunista de Sabores do jornal Folha de Pernambuco, já publicou vários livros sobre o tema e atualmente ocupa a 23ª cadeira da academia.
Lourival Holanda, ocupante da quarta cadeira, abriu a reunião listando os últimos programas e projetos da instituição literária, como a digitalização do acervo da academia, e logo em seguida fez os agradecimentos a Lecticia, que recebeu o microfone para palestrar sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, acompanhada do historiador George Cabral.
Leia também
• Revoredo lança livro no Compaz Eduardo Campos
• Homenagem de Collins a Ciro Nogueira se dá após imbróglio no PP-PE sobre Senado
• Escritora pernambucana lança financiamento coletivo para publicação de livro de contos
Lecticia fez um breve tour pela história desse marco da história do Brasil, passando pelas figuras da pintora Anita Malfatti e pelo escritor Monteiro Lobato, até Oswald de Andrade. Mas o foco da exposição da palestrante foi em Gilberto Freyre e seu manifesto Regionalista de 1926 no qual ele critica o foco da região sudeste na semana de 22. A autora já chegou a ocupar a mesma cadeira de Lectícia na academia , e a quem ela já estudou e publicou um livro intitulado: "Gilberto Freyre e as aventuras do paladar".