Lei Aldir Blanc

Lei Aldir Blanc vai liberar mais de R$ 700 milhões com prorrogação aprovada

Recursos estavam retidos nas contas dos estados e municípios

Lei Aldir BlancLei Aldir Blanc - Foto: Reprodução/Secult-PE

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou, por unanimidade, nesta quarta (12) a prorrogação do uso dos recursos da Lei Aldir Blanc que estavam retidos nas contas dos estados e municípios, o que representa mais de R$ 700 milhões.

A Lei Aldir Blanc foi criada para socorrer o setor cultural, que foi afetado pela pandemia do coronavírus, com renda emergencial aos profissionais da área, subsídios a centros culturais e recursos para editais públicos.

Com a decisão do TCU, os recursos repassados pela lei podem ser utilizados até o final de 2021, mesmo que não tenham sido empenhados e inscritos em restos a pagar em 2020, independentemente da sanção ou veto do presidente.No final de abril, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prorroga a concessão de auxílio financeiro e os prazos previstos na lei. O texto foi para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

"Os gestores já podem utilizar esses recursos, tanto nos estados como nos municípios", afirmou a deputada Jandira Feghali, do PC do B do Rio de Janeiro. De acordo com dados do governo federal, 700 mil trabalhadores foram beneficiados pela Lei Aldir Blanc. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Veja também

Fabrício Carpinejar ministra palestra em Congresso no Recife, nesta sexta (20)
Palestra

Fabrício Carpinejar ministra palestra em Congresso no Recife, nesta sexta (20)

Xuxa estreia no Rock in Rio e se apresenta depois de Katy Perry
SHOW

Xuxa estreia no Rock in Rio e se apresenta depois de Katy Perry

Newsletter