Logo Folha de Pernambuco

single

Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar lançam versão de "Lugar Comum", de João Donato

Single anuncia o novo álbum da dupla, "Donato", que chega em setembro às plataformas de streaming

Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar lançam o álbum "Donato" em setembroLeila Pinheiro e Ricardo Bacelar lançam o álbum "Donato" em setembro - Foto: Valdo Press/Divulgação

Um dos clássicos do repertório de João Donato ganhou nova versão pelas mãos de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar. “Lugar comum”, parceria de Donato com Gilberto Gil, chegou na última sexta (23) às plataformas de streaming.

A releitura anuncia o álbum “Donato”, que a dupla lançará em setembro, em uma merecidíssima homenagem ao instrumentista e compositor acreano que faleceu em 2023 e teria feito 90 anos no último 17 de agosto.

“Lugar Comum” revela o conceito do álbum, que propõe novas versões acústicas para canções de João Donato, gravadas no Jasmin Studio, em Fortaleza (CE).

“Esta foi a primeira música que gravamos e ela inaugurou a estética do álbum, que percorre caminhos harmônicos diferentes. A faixa foi gravada ao vivo, voz e piano: fizemos três takes e a interpretação da Leila ficou muito forte, foi emocionante”, conta o multi-instrumentista Ricardo Bacelar.

Para o álbum “Donato”, Leila e Ricardo selecionaram 12 canções. Entre elas, estão “A Rã”, “Verbos do amor”, “Naturalmente” e “Flor de Maracujá”. 

“Para mim foi um imenso desafio visitar a obra do Donato da forma como a gente fez, ‘descontruindo’ o que havia em termos de arranjos, de concepção. Olhei para as canções e me joguei nelas, sem rede de apoio: acho que o Donato iria gostar imensamente, porque de fato viramos diversas canções do avesso”, conta Leila.

Com previsão de lançamento para setembro, “Donato” conta com a participação de Jaques Morelenbaum, que tocou cello em algumas faixas e colaborou nos arranjos do álbum.

Antes de “Donato”, Ricardo Bacelar e Leila Pinheiro já haviam colaborado em dois outros projetos, lançados pela Jasmin Music: 

Em 2023, convidada por Roberto Menescal, Leila gravou “Bye Bye Brasil” (Menescal/Chico Buarque) no álbum “Nós e o Mar”, que reuniu Ricardo Bacelar, Diogo Monzo e o mestre da Bossa Nova. 

No final do mesmo ano, os dois lançaram o single “Semente da Maré” (Guilherme Arantes), canção que Leila apresentou a Ricardo, ainda na fase de pré-produção do álbum em torno da obra de Donato.
 

Veja também

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars
BRASIL

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos
agricultura

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos

Newsletter