Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Leilão de obras de arte capta recursos para o Centro Cultural de Lia de Itamaracá

Ao todo, 25 artistas do RJ cederam suas obras; recursos serão destinados à reforma do Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL), destruído por fortes chuvas em 2014

Lia de Itamaracá luta para reconstruir seu Centro CulturalLia de Itamaracá luta para reconstruir seu Centro Cultural - Foto: Ytallo Barreto / Divulgação

A realização do sonho da cirandeira Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, pode estar mais próxima de acontecer. Um leilão virtual de obras de arte de 25 artistas do Rio de Janeiro será realizado, hoje, com o objetivo de captar recursos para a reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL), que teve sua estrutura derrubada por fortes chuvas e ventos, em 2014, e não foi reconstruído. 

Os donos das obras
Cantuária, Márcia Falcão, Mulambo, PV Dias, Aline Motta, Vicente de Mello, Victor Arruda e outros artistas da cena da arte contemporânea nacional doaram obras em benefício do leilão. A curadoria foi feita por Aldones Nino, curador adjunto do Collegium, em Arévalo, na Espanha; e Andressa Rocha, historiadora da arte, mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.

O local foi aberto em 2005 mas, sem recursos, encerrou as atividades em 2010. O incidente, que destruiu a estrutura de madeira e palha de coqueiro, ocorreu em 9 de janeiro de 2014. Lá eram realizadas encontros de artistas e grupos locais, além de atividades gratuitas como oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cursos profissionalizantes. 

O projeto de reconstrução é baseado em sustentabilidade. A palhoça principal já foi erguida, mas ainda faltam o palco, a cozinha para ser escola de culinária, além do bar e banheiros, que vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás. Também serão instaladas placas solares com o objetivo de não poluir a praia.

“Os recursos serão destinados para as reformas necessárias previstas no projeto de requalificação do Centro Cultural, que ficará responsável pela gestão e aplicação desses recursos e, ao final, prestará contas por meio de relatórios a serem publicados no próprio site da instituição”, explica o advogado Pietro De Biase, que divide a produção do leilão com o museólogo Guilherme Siqueira, em parceria com a plataforma Blombô Leilões.
 



SERVIÇO:

Leilão para captar recursos para a reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia

Data: 14 de julho de 2022, às 20h (é necessário cadastrar-se para participar)
Cadastro, catálogo e informações: Catálogo e informações: www.blomboleiloes.com.br
Valores iniciais: há obras entre R$ 1.340 e R$ 16 mil
*O leilão acontecerá virtualmente e será transmitido ao vivo em nossa plataforma, redes sociais e canal no Youtube.
Outras informações: (11) 94512-0354.

Veja também

Newsletter