Conscientização

Letrux revela câncer no ovário: "Que seja apenas um susto"

Em publicação nas redes sociais, cantora afirmou que compartilha "assunto íntimo" para que mulheres e homens trans sejam conscientizados sobre "doença silenciosa"

LetruxLetrux - Foto: Antonio Brasiliano

A cantora e compositora Letícia Novaes, conhecida como Letrux, anunciou nesta terça-feira (03) que está tratando um câncer de ovário. Nas redes sociais, ela explicou como descobriu a doença, e afirmou que não poderá fazer nenhum show em novembro “até segunda ordem”. Por isso, a apresentação no festival Avante, em Porto Alegre, que estava marcada para o dia 11, foi cancelada pela artista.

“Amores, trago aqui um assunto importante. Tenho uma relação sincera com quem me acompanha e não daria pra ser diferente dessa vez. A questão envolve saúde, que envolve trabalho, que envolve eu usar minha história para trazer mais conscientização sobre o assunto. Sei que isso é apenas um buraco na estrada. E que conseguirei seguir o caminho depois, forte e saudável”, anunciou Letrux.

A cantora disse que “há uns meses, num exame de rotina, foi detectado algo que inicialmente se supôs que era um cisto grande” no ovário direito. A princípio, sua médica achou que faria uma videolaparoscopia via umbigo e retiraria o cisto. “Mas, depois de tomografias, ressonâncias, exames de sangue mais detalhados e um marcador tumoral altíssimo, compreendemos que seria necessário fazer uma cirurgia”.

Ela explicou, ainda, que nesse meio tempo, a médica saiu da clínica que atendia seu plano de saúde, o que fez com que se iniciasse uma “saga em achar uma especialista”. “Um brinde para minha mãe, que com sua incansável ajuda e paciência, conseguiu uma nova médica”, ressaltou a artista. “A data escolhida [para a cirurgia] é entre o hospital e o plano de saúde. Gostaria de poder escolher e ajustar à minha vida, mas é impossível”.

Marcada para o final de outubro, a cirurgia foi descrita por Letrux como “delicada” porque “apenas na hora pode ser feita uma avaliação da situação”. “É um assunto íntimo, mas dividido para conscientizar mais mulheres e homens trans a cuidarem dessa área (tudo que leio é como o câncer de ovário é muito silencioso. Não há dor, mas quando se descobre já está grande. Felizmente a taxa de letalidade é super baixa)”.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter