Logo Folha de Pernambuco

Cultura+

Literatura como remédio para as aflições no canal Fresta

Cida Pedrosa se dedica ao seu canal Fresta, no Youtube, produzindo conteúdo de poesia, literatura e contação

O canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente femininaO canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente feminina - Foto: Divulgação

Há quase três meses vigora o isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto, a sociedade segue fomentando a cultura com ajuda tecnológica. Ainda distante de teatros, cinemas, encontros literários ou até mesmo shows musicais, a internet se torna melhor amiga ao longo dos dias difíceis. É dessa forma que a poetisa e escritora pernambucana Cida Pedrosa resgata seu antigo canal literário no Youtube, intitulado de Fresta.

Leia também:
Amor e urbanidade contemporâneos: a literatura pernambucana durante a pandemia
Iacov Hillel, iluminador e diretor de óperas, morre aos 71 anos


Em um bate papo com a Folha de Pernambuco, a militante literária afirma que o canal Fresta ganhou força maior a partir do período de isolamento social. “O canal teve uma retomada enorme na pandemia. Estou em casa o tempo inteiro. Estamos tendo um tempo maior de pensar no projeto. A gente quis distribuir o que a gente sabe fazer para ajudar as pessoas. E o que gente sabe fazer é arte. Queríamos colaborar com isso”, contou Cida.

O canal Fresta é um afago para quem aprecia a literatura, mais especificamente feminina. Nele, são disponibilizados um panorama da literatura de mulher, debates sobre obras do acervo literário de Cida, além de contação de histórias de obras da pernambucana e de outros autores. No mês de maio, o canal disponibilizou uma playlist "Literatura e política", dois assuntos que, para a poetisa, andam juntas.

Apesar do momento difícil, Cida Pedrosa visualiza a arte como uma grande companheira. “Eu acho super importante a arte para este momento. Um momento de pandemia e problemas políticos, econômicos, sociais e de saúde. A arte, ela aconchega, ela consola e libertar, além de instigar a gente pensar”, pontuou. A programação do canal Fresta conta com um vídeo novo semanalmente.

Veja também

Newsletter