Logo Folha de Pernambuco

Podcast

Livro 'A República das Milícias' ganha versão em podcast

Parceria da Globoplay com a Rádio Novelo transforma em áudio obra de Bruno Paes Manso

Livro 'A República das Milícias' ganha versão em podcastLivro 'A República das Milícias' ganha versão em podcast - Foto: Divulgação

Imagine-se na Estação Central do Brasil em uma viagem de trem pelos bairros periféricos do Rio de Janeiro. Para aproximar o ouvinte da realidade, Bruno Paes Manso, autor do livro ‘A República das Milícias’, transformado em podcast de mesmo nome, mostra a ‘Cidade Maravilhosa’ longe do glamour turístico, mas sob o comando da complexa organização das facções criminosas. Lançado no fim de agosto, os dois primeiros episódios do podcast, de uma série de oito, encontram-se disponíveis na Globoplay e na plataforma Deezer e, a cada sexta-feira, uma nova parte dessa história é contada.  

O primeiro original do streaming do Grupo Globo baseado em um sucesso editorial traz, em parceria com a Rádio Novelo, uma versão em áudio dos detalhes da pesquisa feita por Bruno para a obra, agora também, com a contribuição dos roteiristas Vitor Hugo Brandalise e Aurélio Aragão. "Essa tem sido uma das partes mais fascinantes deste projeto: tenho dois grandes roteiristas ao meu lado e tivemos que repensar tudo absolutamente do zero. Como a gente contaria a história, respeitando o arco narrativo do livro, mas criando um novo que funcionasse mais com o áudio. Fico muito impressionado com a qualidade, com a preocupação deles de amarrar uma linha com a outra, cada fala, para manter o ritmo da história.", destaca o autor, que também é o narrador do podcast. 

Bruno Paes Manso, autor do livro 'A República das Milícias'Bruno Paes Manso Foto: Divulgação

Os lados da história 

O serviço de áudio permite apresentar e, ao mesmo tempo, aproximar o ouvinte de diferentes perspectivas e lados da mesma história. "Se os policiais e os juristas olham para um crime procurando entender o que está errado e em como deveria ser, eu tento entender como é. Eles pensam em como fazer os outros obedecerem as regras. Eu procuro entender como e por que as pessoas pensam e agem desse jeito. Por que usam a violência, usam armas e matam. Nessa pesquisa, o que me move é a vontade de entender e explicar o que é a milícia", esclarece Bruno. 

De cara, o apresentador conversa com personagens com vivências na milícia: seja exercendo-a, tentando combatê-la, ou quem sente na pele o terror de ter a região que mora chefiada pelo comando paramilitar. “O podcast tem muitos depoimentos de pessoas que vivem nos lugares onde as milícias dominam. Elas relatam o problema de viver nesses lugares, a rotina e como acontece o contato com elas. Isso é uma coisa que eu tinha tido muita dificuldade na apuração do livro e conseguimos acessar agora”, disse Paes. 

A partir dessas novas narrativas, surgem personagens – muitos com nomes fictícios - que diferem da versão física de ‘A República das Milícias’, trazendo, também, um conteúdo inédito.  

Mergulhando na realidade 

A cada episódio, fantasias e curiosidades cariocas penetram nosso ouvido, seja descrevendo o jeito de falar, trazendo recortes do filme brasileiro 'Tropa de Elite' ou pelo uso de canções da Bossa Nova, o funk e o hip hop que acabam funcionando como um fio condutor para a imersão no tema central tratado no podcast. A equipe também fez uso de diferentes recursos sonoros, como efeitos de distorção, para proteger a identidade de alguns entrevistados. 

"A cidade é dividida em pequenos feudos. O objetivo é entender a fundo esses territórios e, a partir disso, compreender como o Rio de Janeiro chegou a esse estado de deterioração", completa Bruno. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Estudos da Violência da USP, o jornalista também é autor de ‘A Guerra: a Ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil’ (editora Todavia), em coautoria com Camila Nunes Dias. 

Veja também

Newsletter