Livro aborda 'Revolução de 30' do ponto de vista nordestino
No mês dos 90 anos do movimento que levou Getúlio Vargas ao poder, Cepe lança título da escritora recifense Ana Maria César sobre o episódio
O drama de João Pessoa, assassinado pelo adversário político João Dantas, morto na Casa de Detenção do Recife e a morte de João Suassuna, acusado de cumplicidade no homicídio do então governador da Paraíba, vice na chapa de Getúlio Vargas à presidência da República pela Aliança Liberal, são episódios que levaram à deflagração da Revolução de 30.
O movimento, que neste mês de outubro completa 90 anos, ganha um novo foco com o livro “Três Homens Chamados João – Uma Tragédia em 1930”, da escritora recifense Ana Maria César, com lançamento nesta quinta-feira (22) pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Leia também
• Cepe lança nova edição do livro "O Brasil de Gilberto Freyre"
• Cepe lança ‘João Cabral de ponta a ponta’
• Cepe lança coletânea de livros sobre Augusto Rodrigues
Com transmissão ao vivo pela canal da Cepe no YouTube, às 17h30, a autora bate papo com o editor da editora Diogo Guedes sobre o livro - cujo prefácio coube a Margarida Cantarelli, ocupante da cadeira número 9 da Academia Pernambucana de Letras (APL). O editor da editora Diogo Guedes,
“Chego a ver o tumulto da Rua Nova na tarde de 26 de julho (data do assassinato de João Pessoa). Percebo a agonia de Augusto Caldas (preso injustamente com o cunhado João Dantas) na Casa de Detenção”, discorre Ana Maria que buscou em sua pesquisa os jornais locais com o intuito de captar o entusiasmo, a comoção e o desvario do povo vivendo um novo momento.
SOBRE A AUTORA
Ana Maria César é pernambucana do Recife. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife (atual UFPE) e em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco.
Publicou livros de ensaios, poesia, memórias, ficção e história, incluindo, pela Cepe Editora, A faculdade sitiada e Último porto de Henrique Galvão.
É membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (onde exerceu a presidência em três gestões), da Academia Recifense de Letras e da União Brasileira de Escritores (UBE).
Serviço
Live de lançamento de “Três homens chamados João – Uma tragédia em 1930”, com participação da autora, Ana Maria César e o editor da Cepe, Diogo Guedes
Quinta-feira (22), 17h30, no YouTube da Cepe (YouTube, bit.ly/canalcepe)
Livro impresso R$ 50 e e-book R$ 15
*** O livro impresso está condicionado ao retorno das atividades presenciais do parque gráfico da Cepe, suspensas em função do isolamento social imposto pela pandemia no novo coronavírus