Logo Folha de Pernambuco

Lançamento

Livro "Krav Maga - O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)" é lançado no Recife

O Grão Mestre Kobi Lichtenstein participou do lançamento, nesta quinta-feira (25), em evento que marcou os 15 anos de introdução do método em Pernambuco

O livro "Krav Maga  O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)", escrito pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein, foi lançado no Recife, nesta quinta-feira (25) O livro "Krav Maga O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)", escrito pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein, foi lançado no Recife, nesta quinta-feira (25)  - Foto: Paullo Almeida / Folha de Pernambuco

O lançamento do livro “Krav Maga – O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)", escrito pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein em parceria com sua esposa Sandra Lichtenstein, marcou  os 15 anos de introdução da técnica de autodefesa em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (25), em um restaurante no bairro da Tamarineira, no Recife, localizado no piso da sede do Centro de Krav Maga de Pernambuco.

Antes do evento de lançamento do livro, Mestre Kobi ministrou exames de troca de faixa de praticantes da modalidade, que passaram por testes físicos e técnicos para subir de graduação.  A expressão “Krav Maga”, em hebraico, aproxima-se do conceito de “combate do defensor”. A partir desta filosofia, seus praticantes têm direito de defesa contra quaisquer tipos de agressões, de forma simples, rápida e objetiva.

A técnica criada em Israel por Imi Lichtenfeld foi introduzida no Brasil pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein, há pelo menos três décadas. Ele aponta o diferencial da abordagem da sua nova publicação. "Esse livro é totalmente diferente de qualquer outro livro que já foi escrito sobre Krav Maga. Esse é o meu sexto livro, o quinto em português. O diferente dos outros livros, não só os meus, mas de outros autores em geral, são os objetivos", diz o autor.

"Os livros sempre trazem a técnica com ilustrações para mostrar a eficiência da técnica. Sim, o nosso livro tem mais de 600 ilustrações para mostrar a técnica, mas o principal do livro são as histórias. Ele conta a história de Imi, o criador do Krav Maga como  nunca foi contada, com detalhes que pouca gente no mundo conhece sobre ele. A história do método na América Latina, um capítulo da história do povo judeu, para mostrar quais os valores e por qual necessidades Imi criou o Krav Maga. A história do país de origem, Israel, para entender a necessidade do momento. É um livro de conhecimento geral, de história e de valores", define Mestre Kobi. 

O livro em breve estará disponível em todas as grandes livrarias do Brasil. No momento, pode ser adquirido através dos instrutores ou pelo site.      

15 anos de Krav Maga em Pernambuco
"São 15 anos de um período de dedicação muito grande, em que a gente conseguiu aqui transformar a vida de milhares de pessoas  que podem ter outra ótica de como viver e enfrentar a violência e não ser refém dela"                                                                                                                                                                                      O autor
O Grão Mestre Kobi tem 58 anos de vida e pelo menos 54 de técnica de Krav Maga, já que ele foi a primeira criança que treinou com Imi Lichtenfeld. Em janeiro de 1990, ele trouxe o método para o Brasil, onde ministrou as primeiras aulas no Rio de Janeiro. A partir disso, os primeiros instrutores foram formados.

O Grão Mestre Kobi Lichtenstein integra o rol de 24 instrutores da prática no Brasil, distribuídos em 19 estados. Em média são mais de dez mil pessoas que aderiram à técnica de defesa, com o Rio sendo o estado que mais comporta praticantes. Sem o intuito de se apresentar como uma técnica competitiva, tampouco tratada como uma arte marcial – embora envolva habilidades oriundas de práticas físicas que se assemelham – o Krav Maga trabalha pontos sensíveis no corpo do “adversário”, com o objetivo único de defesa e sobrevivência a ataques.

O formato integra, inclusive, treinamentos de Forças de Defesa de Israel e se estende a civis e militares, homens, mulheres, jovens e crianças. 

O livro
“Krav Maga – O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)" é a quinta obra escrita pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a sexta em português. Em pouco mais de 400 páginas, a publicação aborda a história da prática criada por Imi a partir do olhar do autor, que foi seu aluno ainda nos primeiros anos de vida.

Ilustrado por imagens e orientações sobre as técnicas utilizadas pelo método, os escritos trazem também o registro histórico que remonta aos primórdios do Krav Maga no Brasil até os dias atuais, em contextos que descrevem, inclusive, o intuito da criação e da difusão do método de defesa que ganha cada vez mais vem adeptos no País.

Veja também

Newsletter