Livro retrata realidade das imagens de Lula Cardoso Ayres
Publicação "Lula Cardoso Ayres - Fotografias" será lançada nesta quarta-feira (19), na Caixa Cultural, se dedica a esta linguagem na obra do multiartista pernambucano
A fotografia nunca tomou o lugar da pintura como se imaginou a princípio, lá pelo século 19, quando inventaram a câmera. Ao contrário, os cliques viraram suporte para estudos de luz e sombra por parte de artistas visuais. Um dos que fez uso da máquina para aplicar na tela o que captou no ambiente foi Cardoso Ayres. Ele sabe como poucos que fotografar, tanto quanto pintar, jamais é o retrato da realidade de fato, mas uma interpretação individual e poética dela.
Além das imagens, há textos preciosos e elogiosos da obra fotográfica de Ayres, assinados pela organizadora, pelo filho de Lula, pelo fotógrafo Fred Jordão, e pelo arquiteto Luiz Amorim.
O sociólogo Gilberto Freyre, inclusive, denomina Cardoso Ayres como um documentarista fotográfico: "(...) No Recife surpreenderiam - repita-se - os últimos tipos - rainhas e figuras menores de maracatus, de caboclinhos e de bumba meu boi - dos carnavais ortodoxamente populares e genuinamente folclóricos da capital de Pernambuco".
Foi ela quem idealizou a obra e fez uma curadoria a partir de 130 negativos de Lula existentes na Fundaj, e outros mais pertencentes ao único descendente direto vivo. Lula Cardoso Ayres Filho é dono de 600 fotografias, em papel e negativos.