Livro sobre o criminalista pernambucano Bráulio Lacerda ganha reedição
Bruno e Fernando Lacerda organizam o livro "Bráulio Lacerda: Um Advogado Visto por Juízes e Outras Testemunhas"
Lançado originalmente em dezembro de 2002, o livro “Bráulio Lacerda: Um Advogado Visto por Juízes e Outras Testemunhas” (502 páginas, R$ 60), de autoria do jornalista Carlos Cavalcante, ganhou uma reedição pela Editora Moinho, depois de quase duas décadas. O lançamento está marcado para esta segunda-feira (29), às 17h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).
A publicação, que integra a série “Personalidades Pernambucanas”, contou com o apoio da Folha de Pernambuco. O livro traça o perfil do renomado criminalista pernambucano Bráulio Lacerda, que atuou em diversos processos de grande repercussão no Estado e faleceu em 2019.
Trabalho em família
Bruno e Fernando Lacerda, filhos de Bráulio, assinam a revisão e a organização da obra. Advogado criminal como o pai, Bruno falou à Folha sobre o que impulsionou a reedição do livro: “Trazer para as novas gerações, através de resgate histórico, um pouco da trajetória de um criminalista que, como Carlos Cavalcante destacou, ‘fez escola como penalista, com um estilo próprio e distinto’, cujo ‘nome hoje é uma legenda em Pernambuco e sinônimo de exercício competente e ético da advocacia’”.
Leia também
• Camila e Eduarda Haeckel lançam o "Inspiração Pernambuco"
• Alexandre Santos lança o livro "O Sonho de Clara"
• Livro da escritora Marta Velozo é debatido em roda de conversa na Livraria da Praça
Reconhecimento unânime
O texto abrange depoimentos de personalidades dos mundos jurídico, político, intelectual e empresarial, que expõem suas opiniões sobre a atuação do advogado. “Os juízes e as outras qualificadas testemunhas viram Bráulio como ele sempre foi: uma pessoa iluminada, de formação humanista, extremamente correto, simples, gentil e atencioso; além de um advogado fora de série, um tribuno raro, dotado de excepcional capacidade de argumentação e eloquência, aliando vocação com sólido conhecimento técnico, tendo sido, por isso mesmo, aclamado pela imprensa por oito vezes com o título de Advogado do Ano”, comenta Bruno.
“Poderia resumir essas visões na seguinte passagem do depoimento prestado pelo estimadíssimo Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, por ocasião da primeira edição do livro há 20 anos: ‘Sensatez, cordialidade e responsabilidade são traços da sua personalidade, balizando o comportamento de quem soube triunfar na profissão, mantendo uma linha de conduta de honradez’”, completa.
O livro conta ainda com uma extensa entrevista concedida por Bráulio, além de artigos de sua autoria publicados em livros e jornais, incluindo a Folha. Para a nova edição, algumas modificações foram realizadas.
“Além de ter sido inserido um inusitado tópico dedicado ao lançamento da primeira edição à época, denominado ‘A noite de autógrafos mal-assombrada’, [a reedição] adotou interessante abordagem das notas biográficas e da trajetória profissional de Bráulio Lacerda, antes intitulada ‘Uma história de vida’ e, o que é mais importante, ensejou o recolhimento de novos e belíssimos depoimentos prestados por personalidades também ilustres, enriquecendo ainda mais a obra”, detalhou.
Memória, resiliência e adversidades
Informações importantes sobre a vida e a carreira do criminalista integram a parte biográfica da publicação. São pontuados, por exemplo, seus trabalhos junto aos órgãos estaduais, movimentos, sindicatos e outras instituições do estado, assim como os prêmios e homenagens recebidas.
Algumas de suas conquistas ganham destaque, como a denúncia encaminhada, em plena vigência do AI-5, à Comissão de Direitos Humanos da ONU. Na época, o advogado noticiou a existência de uma prisão administrada à margem do sistema penitenciário oficial, onde os presos eram sistematicamente submetidos a maus-tratos. O local chegou a ser fechado em função da pressão exercida pela mídia internacional.
Para Bruno, trazer à tona a memória de Bráulio pode trazer valiosas lições para o momento presente. “Penso que a sua imensa capacidade de resiliência e de enfrentamento das adversidades da vida, entre as quais uma tragédia familiar, sem jamais ter perdido a imensa paixão que cultivava pela vida, serve de inspiração aos leitores, como exemplo de coragem e de amor por viver com a maior plenitude possível. Além do mais, a sua rica trajetória evidencia a coragem e preocupação com os direitos humanos, as causas sociais e animais”, defende.
Serviço:
Lançamento do livro “Bráulio Lacerda: Um Advogado Visto por Juízes e Outras Testemunhas”
Quando: hoje, às 17h
Onde: OAB-PE (eua do Imperador Pedro II, 346, Santo Antônio)