Logo Folha de Pernambuco

PATRIMÔNIO

Historiador lança livro sobre contrução da Igreja Matriz Santuário de Nossa Senhora da Escada

"Matriz da Escada, Casa de Deus e Patrimônio do Povo" é fruto da pesquisa do professor Edson Junior

Livro Livro  - Foto: Marcone Paulo/Divulgação

O professor e historiador Edson Junior lança, nesta quarta-feira (13), o livro "Matriz da Escada, Casa de Deus e Patrimônio do Povo". O lançamento ocorre no próprio santuário, às 19h, localizado no município localizado na Mata Sul de Pernambuco. Antes da celebração, também  está marcada uma missa em homenagem à ocasião.

A obra aborda a construção e contexto histórico da Igreja Matriz Santuário de Nossa Senhora da Escada, que, neste ano, completa 150 anos de edificação. 

O livro nasceu de uma pesquisa  feita pelo autor sobre todo o contexto histórico da construção do santuário como ele é hoje. O ponto religioso foi erguido entre 1873 e 1874, e, na obra, o autor traz fontes da época, bem como imagens explicativas e todo o entorno do patrimônio do povo escadense e de Pernambuco.

"Neste ano, estamos celebrando 150 anos da construção desse templo que é Patrimônio Histórico aqui do município e, para mim, é motivo de muita alegria. Descobrimos relatos de fontes da época, tanto do frade, que foi o diretor das obras, como também da comissão que participou", comentou o autor.

"O livro traz para a gente com riqueza de detalhes esse processo de construção que mostra como um templo, prédio e patrimônio não só daqui de Escada, mas de Pernambuco como um todo, pode e deve ser preservado. O livro apela também para a preservação do Santuário de Nossa Senhora da Escada", completou Edson Junior.
 

Veja também

Mordida duas vezes, arte de "banana colada com fita adesiva" é vendida por R$ 35 milhões em leilão
Arte

Mordida duas vezes, arte de "banana colada com fita adesiva" é vendida por R$ 35 milhões em leilão

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência
streaming

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência

Newsletter