Logo Folha de Pernambuco

LITERATURA

Lourival Holanda lança 'Um homem livre: Montaigne' nesta segunda (15); confira detalhes

Atual presidente da APL, o autor trata de liberdade e pensamento crítico sob a ótica do filósofo francês

Capa Um homem livre: MontaigneCapa Um homem livre: Montaigne - Foto: Divulgação

O livro “Um homem livre: Montaigne”, do crítico e professor de literatura Lourival Holanda, será lançado nesta segunda (15), às 17h, na Academia Pernambucana de Letras (APL), instituição que ele preside e ocupa a 4ª cadeira.

As 208 páginas introduzem, em formato com tom de conversa, Montaigne, o filósofo renascentista e escritor francês conhecido por ter inaugurado o estilo literário do ensaio, que ele utilizava como uma forma de abordar análises e reflexões. A própria obra é um livro de ensaios, como uma de homenagem ao autor do século 16.

A publicação, que chega às livrarias pela editora Astrolábio, de Lisboa, tem como objetivo fazer uma ponte com as ideias e pensamentos renascentistas com a atualidade e transformar o humanista numa espécie de amigo do leitor. “Descobir Montagne é pertinente especialmente frente às tecnologias de comunicação de hoje em dia que nos colocaram em um mundo frenético”, conta em sua publicação. Como um pensador cético, o francês instigava o pensamento crítico e Lourival explica que é isso que falta com as redes sociais, onde tudo precisa ser desconfiado e analisado.

O evento contará com uma roda de conversa aberta ao público seguido de sessão de autógrafos.

Com uma obra bastante influenciada pela cultura francesa, o escritor Lourival Holanda não esconde a admiração pelo pensador que dá nome ao livro.

“Montaigne foi companheiro nos dias difíceis de isolamento social, durante a pandemia. Era o modo de estar em contato com o mundo. Esse encontro resultou no livro que tem muito a oferecer às gerações mais jovens. Montaigne é um conversador e o livro nada mais é do que uma conversa. Escrevi pensando em meus próprios alunos universitários”, compartilha.

“Na minha juventude, a cultura francesa ainda era muito marcante. Conheci Montaigne ainda nos tempos de escola e, desde então, iniciou-se minha admiração pela sua obra e seu pensamento. Seguramente, as características que mais chamam a minha atenção são a sua atualidade, a sua liberdade e a sua acolhida à diversidade e às diferenças. Algo tão necessário nos dias atuais”, explica o escritor e também professor titular de Letras, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Um homem livre: Montaigne’, de Lourival Holanda
Quando: Segunda-feira (15), às 17h
Onde: Academia Pernambucana de Letras - Av. Rui Barbosa, 1596, Graças
Vendas on-line no site  R$50,00 

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter