música

Lucas dos Prazeres lança novo single/clipe: "Planeta Maracatu" anuncia primeiro disco solo

Novo trabalho celebra os 40 anos do percussionista e o alcance universal dos tambores pernambucanos

Lucas dos Prazeres completa 40 anos de idade neste sábado (11)Lucas dos Prazeres completa 40 anos de idade neste sábado (11) - Foto: Maira Pontes/Divulgação

Neste sábado (11), o percussionista Lucas dos Prazeres celebra seus 40 anos de idade com novidade: ele acabou de lançar seu novo single/clipe, “Planeta Maracatu”.

A música – que anuncia o primeiro álbum solo de Lucas, “Traçado”, é uma homenagem às Nações de Baque Virado, às Calungas de Pernambuco e aos grupos percussivos que estão levando o toque dos maracatus para os quatros cantos do Planeta.

“‘Planeta Maracatu’ é um convite para explorar as raízes desse ritmo ancestral que transcende fronteiras e faz repercutir Pernambuco em todo o mundo. Originário das tradições afro-indígenas, o maracatu carrega consigo séculos de história, significados e fundamentos, além de que é protagonista pernambucano em suas batidas, cores e danças. É gigante e irreverente, sendo um dos maiores tesouros da percussão brasileira”, diz o músico.

Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o maracatu é o protagonista e ocupa posição central no videoclipe. Sua potência, sua relação com as raízes culturais, sua energia que se conecta com a ancestralidade e aponta para o futuro… a força do maracatu que tem um alcance muito além do próprio território e se torna  universal, pelas mãos de mestres e mestras que habitam Pernambuco e diversos outros lugares espalhados na Terra.

“Do Recife a Paris, de Nova York a Tóquio, o maracatu inspira artistas, amantes da nossa música percussiva. Como Ministro de música do Quilombo dos Prazeres, reverencio todas as Nações de Baque Virado. Nosso maracatu é um elo entre o passado e o presente, apontando para o futuro entre os terreiros e quintais e os palcos ao redor do mundo, sempre transcendendo barreiras geográficas e temporais”, diz Lucas.

 

Participam de “Planeta Maracatu” – a música e o clipe – Lucas dos Prazeres (composição, voz, produção fonográfica, direção musical, direção de produção, arranjos de percussão, alfaia, tarol, agbê, gonguê, agogô, ganzá, ilú, tamborica, palma da mão e coro vocal), Pepe da Silva (viola 12 cordas, bandola, palma da mão e coro vocal) e o babalorixá Anderson Vieira (reza para Xangô).

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter