Luciano Bivar lança livro com bastidores do governo Bolsonaro, nesta quinta-feira (28)
"Democracia Acima de Tudo", traz revelações da campanha de 2018, do mandato e seus desdobramentos políticos
Com o olhar de quem viveu de perto os recentes acontecimentos da política brasileira, o deputado federal Luciano Bivar lança seu novo livro, "Democracia Acima de Tudo", hoje, das 18h30 às 22h, no Novotel Recife Marina, no Bairro do Recife, em parceria com a Scortecci Editora.
Em nove capítulos e alguns extras, a obra aborda os bastidores da política do período entre a campanha eleitoral, o mandato e os desdobramentos após quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019 a 2022).
No livro, o autor conta como se deu sua articulação política com o então candidato Jair Bolsonaro - que na época buscava com urgência uma legenda para conseguir concorrer ao Planalto - os detalhes dessa aliança até a ruptura política entre os dois, revelando fatos relevantes da política brasileira desse período.
Leia também
• "Da pisada do barro ao streaming", livro de Paula Lourenço, tem lançamento nesta terça (26)
• Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea
• Livro sobre direção de fotografia será lançado nesta sexta (22), na Unicap; confira
Da aliança à ruptura
Depois de ajudar a consolidar a vitória de Jair Bolsonaro em 2018, movido pelo clamor por mudanças no País, segundo relata Bivar, o rompimento com o presidente foi inevitável, pois logo percebeu o que ele seria "um marco perigoso em nosso regime democrático".
"O livro está muito calcado em cima da Democracia. Eu acho que é um momento muito delicado da vida hoje. O que todos nós brasileiros estamos vivendo ainda é um trauma da ruptura que queriam fazer com relação ao estado democrático de direito. Eu pressenti isso há três anos atrás e, nesse processo todo, me preocupei muito e procurei me aliar com pessoas que não permitissem que isso acontecesse", descreve Luciano Bivar.
Defesa da democracia
O autor relata em diversas passagens do livro seus esforços para não fortalecer a reeleição de Jair Bolsonaro. "Conversei até com o embaixador americano para que não se recebesse o Bolsonaro na Casa Branca e nem no Encontro de Cúpulas a fim de não fortificá-lo. Porque se ele ganhasse a eleição, certamente ele teria implantado uma ditadura no Brasil", conta Bivar.
A publicação relembra a repercussão das CPIs contra o governo Bolsonaro que tramitaram no Congresso e as condenações que levaram a inegibilidade do ex-presidente. Destaca, ainda, as entrevistas que o autor do livro concedeu à imprensa no dia seguinte aos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2022, em que defendeu o estado democrático de direito.
"Democracia Acima de Tudo" é o sétimo livro de Luciano Bivar, que já escreveu contos, romances e uma obra sobre a vida social e econômica de Cuba.
Sobre o autor
Natural do Recife, Luciano Bivar é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco e Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, pós-graduado pelo Institute of Financial Education da Northwestern, Estados Unidos e membro de diversas associações de classe para maior aproximação entre os povos da América.
Outros livros publicados
- "Brasil Alerta", Psicoses Socialistas (1985)
- "Cuba", Num Retrato Sem Retoques (1987 Barrister's, Rio)
- "Passagem Para a Vida" (1989 Barrister's, Rio)
- "Burocratocia", A Invasão Invisível (1983 M.Books, São Paulo)
- "Intuição, A Terceira Mente" (2016 M.Books, São Paulo)
- "50 formas de amar. Uma é matar" (2019 Editora Althaea Books)
SERVIÇO
Lançamento Livro "Democracia Acima de Tudo", de Luciano Bivar
Scortecci Editora (162 páginas)
Quando: hoje
Hora: das 18h30 às 22h
Onde: Novotel Recife Marina - Rua de Santa Rita, 46, Bairro do Recife