Lula lamenta morte de Rita Lee: 'Um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira'
Cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021
Leia também
• Filho caçula de Rita Lee faz texto emocionado: "Virou uma estrela no céu"
• Famosos se despedem de Rita Lee; confira homenagens
• Relembre a carreira e momentos marcantes de Rita Lee, a maior roqueira do Brasil; cantora morreu aos 75 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta terça-feira (9), a morte de Rita Lee, aos 75 anos. Considerada a rainha do rock brasileiro, a cantora lutava contra um câncer de pulmão desde 2021. Pelas redes sociais, o presidente afirmou que a artista era um dos maiores e mais geniais nomes da música e que o apelido de rainha fez jus a sua trajetória.
"Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória", escreveu o presidente.
Lula ainda escreveu que Rita ajudou " transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia" e que "não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência".
"Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte".
Por fim, o presidente afirmou que Rita Lee jamais será esquecida e que "deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro".
"Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você"".
A morte da cantora foi comunicada pelos familiares nas redes sociais. O velório será aberto ao público, no Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira.
"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", dizia o comunicado.
Também pelas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que Rita Lee "marcou a história da cultura musical brasileira e que se tornou um ícone nacional".
"Rita Lee marcou a história da cultura musical brasileira e tornou-se um ícone nacional. Sua partida entristece seus familiares, amigos e milhares de fãs. Com lamento, minha solidariedade e da Câmara dos Deputados à família".