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MAM SP: curso de história da arte com foco em artistas mulheres

Encontros virtuais trazem histórias e realizações de artistas e colecionadoras mulheres inseridas em diferentes contextos

MAM SPMAM SP - Foto: Reprodução/Instagram

A partir de novembro o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) promove curso online sobre “Arte por elas”, com transmissão via plataforma de videoconferência. O curso tem duração de cerca de um mês, com aulas semanais às terças-feiras. Também vão ser disponibilizados os conteúdos avulsos. 

No total vão ser oferecidas quatro aulas sobre a produção e atuação de artistas e colecionadoras mulheres em contextos históricos, sociais, políticos e econômicos distintos, com encontros ministrados por professoras que compartilham suas pesquisas dentro da história da arte feminina. 

No primeiro, a professora Regina Teixeira fala sobre a realização das promotoras culturais Olívia e Yolanda Penteado dentro história da arte moderna no Brasil. 

 

A segunda aula conta com a artista visual Renata Felinto, que pretende localizar e estudar as primeiras artistas visuais afro-diaspóricas que são/estão registradas nas narrativas históricas das artes visuais brasileiras 

Já os dois últimos encontros adentram o universo múltiplo da arte contemporânea feminina, com a professora Taisa Palhares, que vai abordar questões atuais a partir dos trabalhos de artistas de destaque do acervo do MAM-SP: Leda Catunda, Lenora de Barros, Márcia Pastore e Laura Vinci. 

Já a artista visual Arissana Pataxó promove a reflexão e discussão sobre a produção artística realizada por mulheres indígenas em diversos contextos e lugares do Brasil na contemporaneidade. 

Programação:

“Arte Por Elas” 

De 10 de novembro a 1 de dezembro | terças-feiras, das 20h às 21h30 

Duração: 4 encontros 

Investimento curso completo: R$ 380 em até 3 parcelas 

Aulas avulsas: R$ 100 por aula 

Inscrições no site do museu: encurtador.com.br/BN069

Programa 

Aula 1 | 10 de novembro 

Olívia e Yolanda, as promotoras culturais da família Penteado, com Regina Teixeira de Barros 

Olívia Guedes Penteado, também conhecida como a Dama do modernismo brasileiro, esteve à frente de inúmeros eventos para divulgar e promover a arte moderna em São Paulo, dos anos 1920 até sua morte, em 1934.

Sua sobrinha, Yolanda, contribuiu de modo efetivo para a implantação das Bienais de São Paulo, tendo sido responsável pelo sucesso das primeiras edições, na década de 1950. A aula será dedicada às realizações dessas duas mulheres, sem as quais a história da arte moderna no Brasil teria tomado outros rumos. 

Regina Teixeira de Barros é doutora em Estética e História da Arte pela USP e especialista em arte moderna no Brasil. Coordenou a equipe de pesquisa e a edição do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral e atuou como curadora na Pinacoteca de São Paulo (2003-2015).

Recebeu o Prêmio Maria Eugênia Franco da ABCA e o Prêmio de Melhor Exposição Nacional da APCA pela mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, realizada no MAM- SP, em 2017. 

Aula 2 | 17 de novembro 

E sou eu uma artista? - Mulheres afro-diaspóricas numa perspectiva histórica das artes visuais, com Renata Felinto 

A aula pretende localizar as primeiras artistas visuais afro-diaspóricas que são/estão registradas nas narrativas históricas das artes visuais brasileiras, considerando que esses registros e inserções se pautam pelo cânone hegemônico. Localizarmos tal inserção implica em considerar gênero, raça e classe como categorias determinantes da ocupação dos espaços que constituem o sistema das artes visuais. 

Renata Felinto é artista visual, pesquisadora e professora. É doutora e mestra em Artes Visuais pelo IA/UNESP e especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo MAC/USP. É professora adjunta da Universidade Regional do Cariri/CE e artista finalista do PIPA PRIZE 2020. 

Aula 3 | 24 de novembro 

Corpo, humor e poesia: quatro artistas brasileiras, com Taisa Palhares 

A aula pretende abordar questões pertinentes ao universo múltiplo da arte contemporânea a partir dos trabalhos de quatro artistas de destaque do acervo do MAM-SP: Leda Catunda, Lenora de Barros, Márcia Pastore e Laura Vinci. 

Taisa Palhares é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professora de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas desde agosto de 2015.

Realiza estudos nas áreas de estética e artes visuais, com ênfase na pesquisa sobre a fundamentação da obra de arte desde a Modernidade. Organiza, desde 2016, o "Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte" (GEETA) na Unicamp. É membro do "Centro de Pesquisa em Psicanálise, Estética e Teoria Crítica (CePETC)" do IFCH.  

Aula 4 | 1 de dezembro 12 

Mulheres Indígenas e a produção artística contemporânea, com Arissana Pataxó 

A aula pretende trazer uma reflexão e discussão sobre a produção artística realizada por mulheres indígenas em diversos contextos e lugares do Brasil, oferecendo também uma abordagem sobre a inserção no circuito de arte contemporânea no Brasil. 

Arissana Pataxó é artista visual e professora. Em seu trabalho artístico utiliza de diversas técnicas e suportes para a sua produção, tendo como referência as suas vivências junto ao seu povo e a outros povos indígenas.

Desde 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas, sendo a mais recente a Mostra Vaivém realizada no Centro Cultural Banco do Brasil -SP, RJ, DF, BH (2019-2020). Em 2016 foi indicada ao Prêmio de Investigação Profissional em Arte (Prêmio PIPA) e premiada com o 2º Lugar no Pipa Online. 

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