Logo Folha de Pernambuco

Museu

Mamam estreia exposição virtual "Antinomia"

"Antinomia" segue em cartaz na web até o próximo mês de abril

"Antinomia" fica em cartaz virtualmente no Mamam até abril"Antinomia" fica em cartaz virtualmente no Mamam até abril - Foto: Divulgação

 O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) celebra a arte contemporânea com a exposição “Antinomia”, em cartaz virtualmente até o dia 30 de abril de 2022 em um dos espaços expositivos do museu recriado minuciosamente na web, que pode ser acessado neste link.

A mostra é parte do projeto contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça 2019, que inclui a doação de obras dos três artistas expositores – Frantz, Ío e Marina Camargo - para o acervo do Museu, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, trazendo para a cidade um recorte da produção contemporânea do Rio Grande do Sul. 

 

“Antinomia”, que dá nome à mostra, trata da contradição entre duas proposições apresentadas com lógica, coerência e rigor, mas que chegam a conclusões distintas. O conceito é o que aglutina as obras selecionadas para compor o acervo da exposição, caracterizadas por dessemelhanças de temas, conceitos e formas - mas que cercam neste recorte curatorial, um mesmo núcleo temático: o apagamento, palimpsesto e esquecimento, de que cada obra trata à sua maneira.

Frantz parte de fotografias de um friso da Capela Dourada do Recife, capturando pedaços da pintura em que soldados romanos tiveram seus rostos apagados. As imagens, ampliadas e impressas sobre tela, são recobertas por verniz, o que lhes confere uma dimensão pictórica. 

Já “Trindade”, assinada por Ío, é uma escultura inspirada na estrutura de uma boleadeira – arma tradicional dos Charruas – na qual, no lugar de pedras, estão as cabeças de João Batista, Orfeu e Obatalá. E BecktonAlps, de Marina Camargo, narra a transformação de uma zona industrial britânica em uma montanha artificial. 

Para a realização desta exposição, além das obras que irão compor o acervo do MAMAM, foi selecionada mais uma obra de cada artista. A curadoria da exposição virtual é de Laura Cattani e Munir Klamt.

 
Serviço
Exposição “Antinomia”, no Mamam
Com obras dos artistas Frantz, Ío e Marina Camargo
Em carta virtualmente até 30 de abril de 2022, neste link

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter