Museu

Mamam estreia exposição virtual "Antinomia"

"Antinomia" segue em cartaz na web até o próximo mês de abril

"Antinomia" fica em cartaz virtualmente no Mamam até abril"Antinomia" fica em cartaz virtualmente no Mamam até abril - Foto: Divulgação

 O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) celebra a arte contemporânea com a exposição “Antinomia”, em cartaz virtualmente até o dia 30 de abril de 2022 em um dos espaços expositivos do museu recriado minuciosamente na web, que pode ser acessado neste link.

A mostra é parte do projeto contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça 2019, que inclui a doação de obras dos três artistas expositores – Frantz, Ío e Marina Camargo - para o acervo do Museu, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, trazendo para a cidade um recorte da produção contemporânea do Rio Grande do Sul. 

 

“Antinomia”, que dá nome à mostra, trata da contradição entre duas proposições apresentadas com lógica, coerência e rigor, mas que chegam a conclusões distintas. O conceito é o que aglutina as obras selecionadas para compor o acervo da exposição, caracterizadas por dessemelhanças de temas, conceitos e formas - mas que cercam neste recorte curatorial, um mesmo núcleo temático: o apagamento, palimpsesto e esquecimento, de que cada obra trata à sua maneira.

Frantz parte de fotografias de um friso da Capela Dourada do Recife, capturando pedaços da pintura em que soldados romanos tiveram seus rostos apagados. As imagens, ampliadas e impressas sobre tela, são recobertas por verniz, o que lhes confere uma dimensão pictórica. 

Já “Trindade”, assinada por Ío, é uma escultura inspirada na estrutura de uma boleadeira – arma tradicional dos Charruas – na qual, no lugar de pedras, estão as cabeças de João Batista, Orfeu e Obatalá. E BecktonAlps, de Marina Camargo, narra a transformação de uma zona industrial britânica em uma montanha artificial. 

Para a realização desta exposição, além das obras que irão compor o acervo do MAMAM, foi selecionada mais uma obra de cada artista. A curadoria da exposição virtual é de Laura Cattani e Munir Klamt.

 
Serviço
Exposição “Antinomia”, no Mamam
Com obras dos artistas Frantz, Ío e Marina Camargo
Em carta virtualmente até 30 de abril de 2022, neste link

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter