Logo Folha de Pernambuco

Audiovisual

Maratona de lives sobre o cinema pernambucano começa neste domingo

Neste domingo, 21 de fevereiro, às 19 horas, começam as lives da Maratona Site Cinema Pernambucano

Diretor Hilton Lacerda participa da maratona de livesDiretor Hilton Lacerda participa da maratona de lives - Foto: Victor Jucá

Todo mundo sabe que o cinema de Pernambuco é referência nacional em qualidade e neste domingo os apaixonados pela sétima arte local ganham mais um motivo para se orgulharem. Neste 21 de fevereiro, começam as lives da Maratona Site Cinema Pernambucano, um evento online e gratuito para quem gosta, estuda e/ou trabalha com cinema.

Na programação, aberta ao público, serão oito dias de palestras ao vivo, sempre às 19h. Entre os convidados, nomes como Hilton Lacerda, Luiz Joaquim, Isabela Cribari, Alice Gouveia, Naya Lopes, Cíntia Lima e Amanda Mansur. Germana Pereira assina a produção executiva da Maratona e a curadoria ao lado de Carla Francine. As lives, que terão desafios diários para o público e sorteio de brindes ao vivo, podem ser acompanhadas através do perfil @tangramcultural_. 

A atividade celebra os 10 anos do site Cinema Pernambucano, um espaço colaborativo que oferece uma ampla base de dados online e gratuita sobre o audiovisual do Estado. Em mais uma comemoração ao aniversário, 20 estudantes de cinema e comunicação pré-inscritos e selecionados participam do evento com um bônus: eles concorrem a cinco contratos de estágio de 110h de duração, com remuneração no valor de R$ 1.000,00 cada, para atuar no site do Cinema Pernambucano, sob a supervisão da equipe da Tangram Cultural. Os vencedores serão escolhidos com base no desempenho obtido nos desafios diários, com anúncio no último dia do evento. 

Os debates serão sobre “O cinema pernambucano em um só lugar”, com Isabela Cribari; “A cena pernambucana, profissionais e empresas produtoras”, com Hilton Lacerda; “A difusão alternativa: cineclubes, festivais e mostras”, com Naya Lopes; “A efervescência da produção pernambucana”, com Luiz Joaquim; “Formação dos (as) cineastas: tradicional ou autodidata?”, com Alice Gouveia; “A representação e atuação de mulheres e negros (as) no cinema pernambucano”, com Cíntia Lima; e “Cinema: um trabalho coletivo”, com Amanda Mansur.

SOBRE O SITE CINEMA PERNAMBUCANO 
 

Um site colaborativo que oferece uma base de dados online e gratuita sobre o audiovisual pernambucano. Nele é possível encontrar num só lugar filmografias, catálogo de profissionais, teses e monografias, consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, ver fotos e making ofs de filmes e também acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, editais, e outros assuntos do audiovisual pernambucano.

Lançado em 2012, continua sendo uma iniciativa inédita no país e se constitui como um importante espaço para mostrar a pujança do cinema do Estado e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional e pernambucana

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

#LIVE1 (21/02) - 19h

Tema: O cinema pernambucano em um só lugar

Convidada: Isabela Cribari

 

#LIVE 2 (22/02) - 19h

Tema: A cena pernambucana (profissionais e empresas produtoras)

Convidado: Hilton Lacerda

 

#LIVE 3 (23/02) - 19h

Tema: A difusão alternativa: cineclubes, festivais e mostras

Convidada: Naya Lopes

 

#LIVE 4 (24/02) - 19h

Tema: A efervescência da produção pernambucana

Convidado: Luiz Joaquim

 

#LIVE 5 (25/02) - 19h

Tema: Formação dos (as) cineastas: tradicional ou autodidata?

Convidada: Alice Gouveia

 #LIVE 6 (26/02) - 19h

Tema: A representação e atuação de mulheres e negros(as) no cinema Pernambucano

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tangram Cultural (@tangramcultural_)

 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter