Logo Folha de Pernambuco

Cultura Pop

Marco Ribeiro: saiba quem é o dublador de vários personagens conhecidos

No ramo há 36 anos, Ribeiro é responsável por dublar o 'Homem de Ferro', personagem da Marvel

Marco Ribeiro (esquerda) é considerado o dublador oficial de Robert Downey Jr (direita)Marco Ribeiro (esquerda) é considerado o dublador oficial de Robert Downey Jr (direita) - Foto: Divulgação

A dublagem é ferramenta importante no ramo cinematográfico - é um recurso com o poder de imortalizar um personagem. Quantos deles não ficaram marcados por dublagens que se encaixaram perfeitamente como se fosse a própria voz do ator? Um exemplo famosíssimo é a frase "e eu sou o Homem de Ferro."

Fãs de filmes de heróis com certeza sabem que essa fala é do personagem Tony Stark, no filme "Vingadores: Ultimato" (Marvel, 2019), interpretado pelo ator Robert Downey Jr. Na versão traduzida no Brasil, Stark tem algo em comum com o Máskara, e até mesmo com o caubói Woody da animação "Toy Story" (Pixar): a voz pertence ao dublador Marco Ribeiro, que esteve recentemente no Recife para um evento geek e conversou com a Folha de Pernambuco

Um respeitável currículo de vozes

Além de dublador, Marco é locutor e ator. Mergulhou de vez nas dublagens depois de passar em um teste para um programa não profissional, de circuito interno. Dali em diante, já são 36 anos emprestando a voz, Ribeiro se profissionalizou e hoje acumula uma bagagem respeitável de personagens.

Além de "Homem de Ferro", Marco dubla Robert Downey Jr. em  "Zodíaco" (Paramount Pictures e Warner Bros, 2007), "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras" (Warner Bros, 2011), "Dolittle (Universal Studio, 2020)". Empresta a voz ainda para  Tom Hanks em "O Código Da Vinci" (Sony Pictures, 2006) e "Náufrago" (Universal Pictures, 2000). Está com Jim Carrey em "Sim Senhor" (Warner Bros, 2009) e em "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (Universal Pictures, 2004). 

"Eu costumo dizer que quando a gente tem mais de um filho não tem um predileto. Então, acho que todos os personagens são importantes - o Máskara, o Yusuke, os filmes do Tom Hanks", contabiliza o locutor. O dublador oficial do Homem de Ferro fala sobre o futuro do personagem Home de Ferro.

"Eu dublo o Robert há 28 anos, comecei fazendo Chaplin, é um ator maravilhoso. Ele foi um dos responsáveis pela expansão do universo Marvel. Acho que ele é a cara da Marvel e de super-herói. A expectativa é que com o multiverso, ele possa voltar em alguma hora, nem que seja em flashback", comenta.

Veja também

Newsletter