Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Marina Abramovic vence prêmio 'Princesa das Astúrias das Artes'

Entre suas obras mais famosas está "Balkan Baroque", na qual sentou sobre ossos de animais para lavá-los durante dias

Marina Abramovic em setembro de 2019Marina Abramovic em setembro de 2019 - Foto: Andrej Isakovic / AFP

Considerada ícone da 'performance', a sérvia Marina Abramovic foi anunciada como a vencedora do Prêmio Princesa das Astúrias das Artes, por uma vida dedicada a obras impactantes, com uma "constante busca da liberdade individual".

Nascida em 1946 em Belgrado, na época Iugoslávia, a artista explora em seu trabalho "os limites do corpo e da mente por meio de 'performances' arriscadas e complexas em uma constante busca da liberdade individual", afirma um comunicado da Fundação Princesa das Astúrias.

Para suas apresentações, Abramovic já cumpriu um jejum de vários dias, dançou até a exaustão, perdeu a consciência no meio do fogo ou permaneceu sentada por mais de 700 horas olhando os olhos de quem queria estar à sua frente em "The Artist is Present", uma performance no MoMa de Nova York.

 

Filha de guerrilheiros que lutaram contra o nazismo e que depois integraram o governo comunista de Tito, ela começou a carreira de artista de 'performance' na década de 1970, depois de estudar na Academia de Belas Artes de Belgrado e na de Zagreb.

Entre suas obras mais famosas está "Balkan Baroque", na qual sentou sobre ossos de animais para lavá-los durante dias, em sinal de luto pela guerra dos Bálcãs. Apresentada na Bienal de Veneza, a obra ganhou o Leão de Ouro de melhor artista.

O prêmio de artes é o primeiro anunciado em 2021 pela  Fundação Princesa das Astúrias, que homenageia pessoas e instituições de diversas áreas, que vão da pesquisa científica aos esportes, passando pela cooperação internacional e as ciências sociais.

O vencedor recebe 50.000 euros e uma escultura criada pelo falecido artista catalão Joan Miró.

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter