Literatura

Mário Hélio é eleito novo imortal da Academia Pernambucana de Letras

Novo acadêmico ocupará cadeira que pertencia ao teatrólogo Reinaldo de Oliveira

Mário Hélio GomesMário Hélio Gomes - Foto: Malu Didier/Fundaj

O escritor e jornalista Mário Hélio Gomes de Lima foi eleito, nesta segunda-feira (12), para a Academia Pernambucana de Letras (APL). O novo imortal ocupará a cadeira de número 24, no lugar do médico e teatrólogo Reinaldo de Oliveira, que morreu em 2022. 

A cadeira que o novo acadêmico passa a ocupar tem como patrono Joaquim Nabuco. A eleição ocorreu na sede da APL, localizada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. 

Mário Hélio tem 58 anos e é paraibano, natural da cidade de Sapé. Ele é mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
 

O escritor tem 12 livros publicados, incluindo “O Recife melhor do que Paris” e “Cícero Dias - uma vida pela pintura”. Além de repórter e colunista de literatura, ele foi curador literário da Fliporto, coordenador-geral da Editora Massangana e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco. 

Mário Hélio foi recentemente convidado para trabalhar como superintendente na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele passou a coordenar e editar o Suplemento Cultural do Estado e a revista Continente, da qual foi fundador.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter