Música

Marisa Monte lança "Cinephonia", projeto de sons e imagens que passeia por sua trajetória

Projeto começa a ser disponibilizado nesta quinta (11), nas plataformas digitais; "Memórias 2001 – Ao Vivo" estreia a produção

Estúdio de Marisa Monte pode ser acessado por meio do "Cinephonia"Estúdio de Marisa Monte pode ser acessado por meio do "Cinephonia" - Foto: Divulgação

Ao jeito Marisa Monte de ser, prezando pela discrição para em seguida chegar com os arroubos peculiares às suas produções como artista, um acervo de seus mais de trinta anos de carreira na música está disponível nas plataformas digitais a partir desta quinta-feira (11).

 “Cinephonia” (www.cinephonia.com.br), traduzido por ela como “os sons das imagens” - Cine (movimento/imagem) e Phonia (som) – chega como uma espécie de tour pela obra da cantora e compositora carioca que, segundo a própria, é o resultado de quatro anos de um “tipo de trabalho completamente invisível aos olhos do público”.

“Foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória. Para isso fui em busca de um novo tipo de parceria, desta vez com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática. Uma quantidade enorme de informação a ser organizada num trabalho gigantesco, contínuo e infinito que hoje faz parte de um arquivo virtual que mora nas nuvens, onde está toda minha obra digitalizada, catalogada, restaurada e organizada”, explica ela em vídeo que anuncia a novidade. 

Em comum às canções do projeto, está parte das trilhas sonoras dos seus registros audiovisuais, e que não estavam disponíveis em áudio streaming. “Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, complementa Marisa.


Marisa Monte

Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos integram o acervo de “Cinephonia” – página interativa que leva ao estúdio de Marisa, com um passeio virtual que conta a história dos instrumentos utilizados por ela, trechos da sua discografia e outras curiosidades. Em um segundo ambiente é possível chegar à Sala Técnica onde ficam os HDs com músicas inéditas em áudio streaming, que serão lançadas nas próximas semanas.

Vale destacar o espaço dedicado aos fãs que, no mural poderão enviar fotos, vídeos e outra recordações para a própria cantora.

Tendo à frente a Phonomotor e a Sony Music, as trinta canções gravadas por Marisa Monte em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, “Acontecimento” (Hyldon), nunca lançada pela artista, perfazem o trabalho que será exposto em etapas. Hoje, a primeira delas, traz Memórias 2001 – Ao Vivo” e as demais serão lançadas nos dias 19 e 26 deste mês de junho.

 

Memórias 2001 – Ao Vivo

 “Depois de passar um ano e meio na estrada com a tour do disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, desembarcamos no Rio de Janeiro para as filmagens do DVD, em junho de 2001. O show era visualmente lindo, tinha como cenário uma escultura do Ernesto Neto e projeções que criavam um efeito psicodélico nas multicamadas de tecido branco”, descreve Marisa, que segue contando sobre os caminhos do disco que estreia o projeto  “Cinephonia”.

 

“A banda era poderosíssima, mas o registro completo ficou restrito ao DVD. Na época foram lançadas em áudio apenas duas gravações inéditas: A Sua (minha autoria) e Ontem ao Luar, clássico brasileiro de Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara. Vasculhando os tapes originais encontramos Acontecimento do Hyldon de 1973, que eu havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, finaliza.

 

Repertório

Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo (Erasmo Carlos/Roberto Carlos)

Arrepio (Carlinhos Brown)

Perdão Você (Alain Tavares/Carlinhos Brown)

O Que Me Importa (Cury) 

Para Ver as Meninas (Paulinho da Viola)

Água Também é Mar (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown) 

Enquanto Isso (Marisa Monte/Nando Reis)

Ontem Ao Luar (Catulo da Paixão Cearense/Pedro Alcântara) 

Paradeiro (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)

A Sua (Marisa Monte)

Acontecimento (Hyldon)

Gentileza (Marisa Monte)

Não é Fácil (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)

Eu Sei (Na Mira) (Marisa Monte)

Tema de Amor (Carlinhos Brown/Marisa Monte)

Não Vá Embora (Arnaldo Antunes/Marisa Monte) 

Amor I Love You (Marisa Monte/Carlinhos Brown)

 

Veja também

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória
CRÍTICA

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória

Juiz nega liberdade mediante fiança ao rapper Sean Combs
Sean Combs

Juiz nega liberdade mediante fiança ao rapper Sean Combs

Newsletter