Cultura

Mata Norte recebe mais de 15 apresentações culturais afro-brasileiras

Evento faz parte da turnê 'Maracacongo', que estreia nesta terça-feira (7) e segue até o dia (12)

Espetáculo "Negro por negro"Espetáculo "Negro por negro" - Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (7), a região da Mata Norte, berço da cultura popular pernambucana, recebe a turnê nacional ‘Maracacongo’. O projeto contará com atividades culturais simultâneas nas cidades de Aliança, Goiana e Itambé. Programado para acontecer até o domingo (12), o evento contará com lançamento de livro, oficinas e roda de diálogo. Um total de 17 atrações vão se revezar para animar o público da região.

Entre as apresentações culturais, está o espetáculo Maracacongo, que une no palco, os grupos Negro por Negro (Brumadinho/Minas Gerais) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE) e o cantor e compositor Afonjah. Há, ainda, o Maracatu Leãozinho das Flores (Itambé); Maracatu Leão da Fronteira (Itambé); Orquestra Zezé Correia (Aliança); – Índios Orubá (Goiana);Caboclinho 7 Flexas (Goiana); Orquestra Pedra Preta (Itambé), entre outros. 

O projeto, aprovado no Edital do Instituto Cultural Vale, é patrocinado através da Lei de Incentivo à Cultura, e durante seis dias, a turnê ‘Maracacongo’ vai ocupar escolas, biblioteca, ginásio esportivo, clube e teatro dos três municípios que vão sediar as atividades. “Este evento tem como finalidade festejar as danças, costumes e práticas dos povos originários e de nossos ancestrais, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, que tem sua origem aqui na região da Zona da Mata Norte do Estado às tradições do Congo, de Minas Gerais” destaca o produtor cultural e coordenador da turnê, Afonso Oliveira. 

No município de Aliança as atividades começam nesta terça-feira (7), com ações na zona urbana e rural. Lá, acontecem as oficinas de Congo/Moçambique e oficina de Maracatu Rural. A formação será realizada em dois dias, no Clube Municipal da Aliança, e na sede da Orquestra XV de Novembro, no Distrito de Upatininga, gratuitamente. Já no sábado (11), o Clube Municipal da Aliança será palco das apresentações culturais do cantor Afonjah (Olinda), seguido pelo espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE), por fim  a Orquestra Zezé Correia (Aliança).

Na quinta-feira (09) e sexta-feira (10), a cidade de Goiana abre as portas da Escola Municipal Irmã Marie Armelle de Falguieres, para as oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique. Ainda na sexta,  a sede do Caboclinho 7 Flexas, em Nova Goiana, recebe as apresentações culturais do cantor Afonjah (Recife); Negro por Negro (Brumadinho/MG), e do Caboclinho 7 Flexas de (Goiana). 

Já no sábado (11), o teatro do Sesc Ler Goiana, localizado no centro da cidade, será ponto de encontro para o lançamento do livro ‘Lampião e o Sertão do Pajeú', de autoria do produtor cultural e escritor, Anildomá Willams. Dentro do evento, também acontece  apresentações culturais de vários grupos: Índios Orubá (Goiana); Caboclinho 7 Flexas (Goiana);Afonjah (Olinda); e o espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE). 

Na cidade “de Itambé, a programação da turnê ‘Maracacongo’ tem início dia (09). Por lá, acontecem as oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique, na Quadra do Ginásio de Esportes José Mendes Filho, nos turnos da manhã e tarde. A capacitação será ministrada durante dois dias. No domingo (12), último dia da turnê na Mata Norte, será realizada uma roda de diálogo com mestres da cultura popular e a comunidade local. O produtor cultural e escritor, Anildomá Willams, também fará o lançamento do livro ‘Lampião e o Sertão do Pajeú', na cidade. Para fechar a programação, o  público confere, no palco montado na Praça da Bandeira, centro da cidade, apresentações do Maracatu Leãozinho das Flores (Itambé); Maracatu Leão da Fronteira (Itambé); Afonjah (Olinda); o espetáculo Maracacongo com os grupos Negro por Negro (Brumadinho/MG) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança);  e da Orquestra Pedra Preta (Itambé).

Serviço: 

O que: Mata Norte recebe mais de 15 apresentações culturais afro-brasileira
Quando: Terça-feira (07) e segue até o dia (12).
Onde: Aliança, Goiana e Itambé 

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter