EXPOSIÇÃO

Maternidade, fertilidade e direito das mulheres são motes em exposição de Priscilla Buhr

Exposição "Não Reagente", assinada pela fotógrafa pernambucana, entra em cartaz no Murilo La Greca neste sábado (25); o acesso é gratuito

Exposição "Não Reagente" entra em cartaz neste sábado (25), no Murilo La GrecaExposição "Não Reagente" entra em cartaz neste sábado (25), no Murilo La Greca - Foto: Divulgação

Questões comuns a mulheres, como gerar e maternar, enfrentar, por exemplo, diagnóstico de infertilidade e dispor do direito pelo próprio corpo, com liberdade, são motes da exposição "Não Reagente", assinada pela fotógrafa e artista visual pernambucana Priscilla Buhr, em cartaz a partir deste sábado (25) no Museu Murilo La Greca.

Com acesso gratuito, a exposição - realizada sob incentivo do SIC/Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Secretaria de Cultura/Prefeitura do Recife - segue em cartaz até 10 de maio.

Concebida de uma experiência pessoal de Priscilla Buhr com a maternidade e um diagnóstico de possível infertilidade, o fato a levou a questionamentos que culminaram no trabalho com a 'Não Reagente".
 

A partir de uma entrevista com 44 mulheres mães, sobre como elas se imaginavam se não tivessem tido a experiência da maternidade, a artista passou a dar forma ao trabalho, também pensado com notas pessoais em cima das respostas das entrevistadas, com produção de fotografia e apelo poético e metafórico sobre a ideia do vazio, do oco, da mulher "seca", que não pode gerar vidas e as diversas camadas sensíveis que atravessam o tema.

“Com a pesquisa, conheci o sofrimento e dor das mulheres que não conseguem engravidar e aquilo me despertou uma vontade de entender esse processo, muitas vezes opressivo, que toda mulher enfrenta pelo simples caminho que nos foi traçado: ser mãe", conta Buhr.

A exposição 
"Não Reagente" tem mais de 40 obras, entre fotografias, textos-obra, vídeo, imagens de arquivo e apropriadas, colagens e, inclusive, uma aquarela. A expografia é assinada por Maíra Gamarra.

Há também intervenções plásticas nas fotos e sutura, literalmente, imagens em busca de respostas às dores e marcas que atravessam diversas mulheres em seus processos de gestar e parir.
 

Ela ainda utiliza do arquivo familiar, busca imagens do próprio nascimento e se depara com as violências obstétricas sofridas por sua mãe - e que marcam a vida de 1 em cada 4 mulheres no Brasil. 

Serviço
Exposição "Não Reagente", de Priscilla Buhr

Quando: a partir deste sábado (15), às 15h, até o dia 10 de maio
Onde: Musei Murillo La Greca

Acesso gratuito

Visitação de terça a sexta, das 19h às 12h e das 13h às 17h

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Informações: @priscillabuhr

 

 

Veja também

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar
Oscar

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"
Rock in Rio

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"

Newsletter