Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Memorial Luiz Gonzaga promove live sobre obra do Rei do Baião

Live "De São João para Gonzaga, de Gonzaga para São João”, acontece na próxima sexta-feira e será transmitida pelo Youtube

O Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de CulturaO Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura - Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o legado do Velho Lua será tema de uma conversa virtual animada e embalada por muito forró, com a participação de músicos e poetas
 
As sanfonas choram de saudade do arrasta-pé, que vai precisar ser adiado por mais um ano. Mas o bate-papo junino está garantido. Na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h30, o Memorial Luiz Gonzaga promove a live “De São João para Gonzaga, de Gonzaga para São João”, que será transmitida pelo Youtube, no link: youtu.be/D97dbRxzqvY.
 
A conversa, conduzida pelo gestor do Memorial, José Mauro de Alencar, tratará da influência dos símbolos religiosos nos folguedos juninos e sobre a participação do Rei do Baião e seu legado nas festividades mais nordestinas do calendário brasileiro.


Para participarem da conversa, foram convidados o Padre Brás, de São José do Egito, para falar sobre a origem da festa; o cientista social Marcos Leite, que tratará da religiosidade popular, num passeio pelas crendices e simpatias típicas do ciclo; além do poeta Xico Bizerra e do músico e jornalista Bruno Lins, que falarão sobre a importância de Gonzaga para o arrasta-pé junino até hoje.
 
Tudo isso intercalado por audições de clássicos do Velho Lua, que completaria 109 anos no dia 13 de dezembro. Até hoje, segue botando o fole pra roncar e o coração nordestino pra bater ligeiro que só triângulo de trio pé de serra.
 
O Memorial Luiz Gonzaga é um espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No momento, atua por meio de programação virtual, devendo ser reaberto ao público após passar por melhorias, asseguradas pelo Projeto Move Cultura - Movimento de Qualificação dos Equipamentos Culturais.

Veja também

Newsletter