Museu

Mepe destaca saberes indígenas e questões ambientais na Semana Nacional dos Museus

Seminários, palestras, encontros e visitas guiadas estão na programação do Mepe a partir do tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar"

Palacete do Museu do Estado de Pernambuco Palacete do Museu do Estado de Pernambuco  - Foto: Fred Jordão/Divulgação

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) se junta a diversas instituições culturais brasileiras na programação da Semana Nacional de Museus, que este ano chega à sua 21º edição, procura responder a questões próprias do nosso tempo presente com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.
 
Com um olhar para o futuro ancorando-se nas tradições do passado, o evento promovido anualmente em razão do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve início nesta segunda-feira (15). Todas as atividades são gratuitas, basta se inscrever através deste formulário online.

“Quero convidar a todos para participar desta Semana Nacional dos Museus. Pensamos em uma programação que englobasse debates que dialogam com a história do Mepe e nosso acervo dentro do tema proposto. Em parceria com profissionais e instituições parceiras, vamos realizar ações que promovam bem-estar, inclusão, preservação, representatividade e conhecimento cultural”, aponta o gestor do Museu do Estado de Pernambuco, Rinaldo Carvalho.

Atividades no Mepe
A programação do Mepe começa na tarde desta terça (16) e segue até sábado (20), trazendo para o foco das vivências os saberes indígenas e os impactos da ação humana sobre o meio ambiente.

Para a gestora de Ações e Equipamentos Culturais da Fundarpe, Maria Rosa Maia, coletividade e partilha de conhecimento são palavras-chaves que norteiam o tema deste ano da Semana Nacional de Museus.

Este fio condutor que está pautando ao longo de toda a semana a programação dos espaços participantes está diretamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Mais precisamente os três ODS ligados ao meio ambiente: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

“São maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos da pactuação coletiva das metas. Então neste contexto a proposta é que todos os museus possuem um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis. E isso pode ser feito através de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa”, pontua a gestora.

“Dentre os equipamentos geridos pela Fundarpe temos uma super programação que se inicia na terça no Museu do Estado de Pernambuco com palestras, seminários e encontros pensados a partir do tema deste ano”.

Confira a programação completa:

Terça (16), a partir das 13h30

SEMINÁRIO – PATRIMÔNIO, ETNICIDADE E COSMOVISÕES INDÍGENAS
Coordenação: Renato Athias & Rinaldo Carvalho
14h – Abertura
14h15 – Palestra: Patrimônios, Saberes, Cosmovisões e Mobilizações Indígenas
Palestrantes: Xicê Fulni-ô, Elisa Pankararu, Ronaldo Kapinawá e Kadu Tapuya
16h – Palestra: Museus indígenas: Patrimônio e Memória como Re-existência e Luta
Palestrante: Alexandre Gomes

Quarta (17), das 15h às 17h

PALESTRA – REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS HUMANAS NO PLANETA TERRA E MOVIMENTOS DE CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Palestrante: Andréa Tesi – Artista visual, arteterapeuta e consteladora sistêmica.

Quinta (18), às 14h

PALESTRA – ARQUEOTURISMO SUBAQUÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O BEM-ESTAR E INCLUSÃO SOCIAL: O EXEMPLO DO VAPOR PIRAPAMA EM PERNAMBUCO
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Rios – Departamento de Arqueologia (UFPE)

Sexta (19), 9h ou 15h30 (1 turma pela manhã e 1 turma à tarde – 20 vagas/turma)

ENCONTRO – Vivência de Ginástica chinesa LIAN GONG – Exercício terapêutico que une medicina chinesa e medicina ocidental
Instrutora: Fátima Soares – Terapeuta integrativa e Instrutora de Lian Gong.

Sábado (20), das 14h às 17h

ENCONTRO – CONEXÃO NO MUSEU – Ação Social – ONG Movimento Inspire – Palestra, musicalização e visita às exposições do Museu.
Palestrante: Eduarda Menelau – Empresária, mentora, treinadora

Serviço:
21º Semana Nacional dos Museus
Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife)
De terça (16) a sábado (20)
Entrada gratuita

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter