Logo Folha de Pernambuco

Dança

Mercadança: plataforma vai conectar Pernambuco com a América Latina

Site vai apresentar catálogo virtual com produtos e serviços destinados à dança

Espetáculo de dançaEspetáculo de dança - Foto: João Guilherme de Paula/Divulgação

A plataforma on-line “Mercadança” passa a figurar no cenário artístico da dança com o intuito de conectar Pernambuco à América Latina compilando artistas, grupos, profissionais da área e equipamentos culturais do Estado.

Projeto, que ganha lançamento no próximo dia 29 de abril – Dia Internacional da Dança - está com inscrições abertas, que podem ser feitas  gratuitamente no site http://www.mercadanca.com.br até 15 de março.

Tendo à frente a gestora cultural Íris Macedo e a coreógrafa Flávia Pinheiros, ambas curadoras do projeto, o “Mercadança” pretende aquecer o mercado local, bem como abrir espaço para produtores e técnicos, com habilidades em outros idiomas.

 

Além do que, a plataforma vai disponibilizar informações sobre equipamentos culturais habilitados e objetiva, também, aproximar Pernambuco dos programadores, curadores e diretores artísticos de festivais internacionais, estimulando a cadeia produtiva de dança.

O site vai funcionar como uma grande vitrine internacional, um catálogo disponível de produtos locais de dança pronto para sair de Pernambuco e conquistar o mercado internacional. 

Conteúdo
O site Mercadança disponibilizará conteúdos em inglês, espanhol, português e libras, com a finalidade de fomentar e ampliar o mercado da dança em Pernambuco. 

Serão contempladas 42 iniciativas de dança no Estado de Pernambuco, sendo 30 artistas, personalidades, companhias e grupos de dança; oito museus, festivais, projetos e casas de espetáculos; e quatro iniciativas voltadas para as danças folclóricas como cavalo marinho, caboclinhos, maracatu rural, frevo, ciranda, pastoril e coco. 

Essas frentes devem atuar, comprovadamente, em Pernambuco e ter, no mínimo, cinco anos de existência. Dessa forma, serão contempladas iniciativas de todas as regiões de desenvolvimento do Estado: Agreste Central ou Agreste Meridional; Mata Norte ou Mata Sul; Região Metropolitana Centro ou Norte ou Oeste Sul; Sertão do Araripe ou Sertão Central ou Sertão de Itaparica; e Sertão do Moxotó ou Sertão do Pajeú ou Sertão do São Francisco. 

Funcultura
O projeto “Mercadança” é gratuito e tem o fomento do edital 2018/2019, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco. A idealização e realização são da Fervo Projetos Culturais. 

 

Veja também

Confira os resumos das novelas da semana (25/11 até 30/11)
televisão

Confira os resumos das novelas da semana (25/11 até 30/11)

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha
CULTURA

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha

Newsletter