Logo Folha de Pernambuco

Dança

Mercadança: plataforma vai conectar Pernambuco com a América Latina

Site vai apresentar catálogo virtual com produtos e serviços destinados à dança

Espetáculo de dançaEspetáculo de dança - Foto: João Guilherme de Paula/Divulgação

A plataforma on-line “Mercadança” passa a figurar no cenário artístico da dança com o intuito de conectar Pernambuco à América Latina compilando artistas, grupos, profissionais da área e equipamentos culturais do Estado.

Projeto, que ganha lançamento no próximo dia 29 de abril – Dia Internacional da Dança - está com inscrições abertas, que podem ser feitas  gratuitamente no site http://www.mercadanca.com.br até 15 de março.

Tendo à frente a gestora cultural Íris Macedo e a coreógrafa Flávia Pinheiros, ambas curadoras do projeto, o “Mercadança” pretende aquecer o mercado local, bem como abrir espaço para produtores e técnicos, com habilidades em outros idiomas.

 

Além do que, a plataforma vai disponibilizar informações sobre equipamentos culturais habilitados e objetiva, também, aproximar Pernambuco dos programadores, curadores e diretores artísticos de festivais internacionais, estimulando a cadeia produtiva de dança.

O site vai funcionar como uma grande vitrine internacional, um catálogo disponível de produtos locais de dança pronto para sair de Pernambuco e conquistar o mercado internacional. 

Conteúdo
O site Mercadança disponibilizará conteúdos em inglês, espanhol, português e libras, com a finalidade de fomentar e ampliar o mercado da dança em Pernambuco. 

Serão contempladas 42 iniciativas de dança no Estado de Pernambuco, sendo 30 artistas, personalidades, companhias e grupos de dança; oito museus, festivais, projetos e casas de espetáculos; e quatro iniciativas voltadas para as danças folclóricas como cavalo marinho, caboclinhos, maracatu rural, frevo, ciranda, pastoril e coco. 

Essas frentes devem atuar, comprovadamente, em Pernambuco e ter, no mínimo, cinco anos de existência. Dessa forma, serão contempladas iniciativas de todas as regiões de desenvolvimento do Estado: Agreste Central ou Agreste Meridional; Mata Norte ou Mata Sul; Região Metropolitana Centro ou Norte ou Oeste Sul; Sertão do Araripe ou Sertão Central ou Sertão de Itaparica; e Sertão do Moxotó ou Sertão do Pajeú ou Sertão do São Francisco. 

Funcultura
O projeto “Mercadança” é gratuito e tem o fomento do edital 2018/2019, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco. A idealização e realização são da Fervo Projetos Culturais. 

 

Veja também

Newsletter