Logo Folha de Pernambuco

Cinema

Mês da Consciência Negra: Telecine oferece maratonas para celebrar cinema preto; confira programação

Para dar visibilidade ao cinema negro, o Tela Preta, coletivo de funcionários negros do Telecine, reforça sua curadoria e oferece ativações especiais para o mês de novembro

Babu vive o personagem "Romarim", no filme "Estômago"Babu vive o personagem "Romarim", no filme "Estômago" - Foto: Divulgação

Para dar visibilidade ao cinema negro, o Tela Preta, coletivo de funcionários negros do Telecine, reforça sua curadoria e oferece ativações especiais para novembro, que marca o Mês da Consciência Negra, com a playlist "Excelência Preta" e a Semana da Excelência Preta. A programação teve início ontem e segue até o dia 20, exaltando artistas negros brasileiros, um a cada dia. 

Na quarta-feira (16), a partir das 18h10, Babu Santana será destaque do canal Telecine Touch, com uma maratona de três filmes com atuações do ator: "Estômago" - que lhe rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival do Rio, interpretando o presidiário "Romarim" -, "Mundo Cão" e "Tim Maia", no qual ele interpreta o saudoso cantor carioca.

Programação
Dando sequência à programação da Semana da Excelência Preta, o Telecine Fun exibe em sequência os fimes "Tô Ryca!, Tô Ryca! 2" e "Não Vamos Pagar Nada", na quinta (17), a partir das 20h, com Samantha Schmütz. Na sexta-feira (18), é a vez do Premium reverenciar Lázaro Ramos, às 20h15, com "O Silêncio da Chuva" e, às 22h, com a estreia do inédito "As Verdades". 

Já no sábado (19), Cacau Protásio é a musa do Pipoca, às 20h05, com as comédias "Os Farofeiros", "A Sogra Perfeita" e "Juntos e Enrolados". E no domingo (20), Seu Jorge ganha dose dupla no Action, às 19h40, com os longas "Cidade de Deus" e "Marighella", exibidos em sequência.

Tela Preta
O coletivo promove uma curadoria especializada durante o ano inteiro de filmes dirigidos e protagonizados por negros. Desta forma, o acervo da plataforma ganha esse recorte racial, com sugestões de filmes protagonizados e dirigidos por negros e negras. 

É possível conferir as sugestões de filmes nas cinelists "Excelência Preta" e acompanhando a Semana da Excelência Preta nos canais lineares.

Destaques de 2022
Para homenagear o Mês da Consciência Negra, a editoria Cultura+ separou a sugestão de dois filmes de destaque na crítica especializada neste ano. O brasileiro "Marte Um", da Filmes de Plástico, dirigido por Gabriel Martins e "Não! Não Olhe!", do norte-americano Jordan Peele, ambos protagonizados por elencos negros e com forte crítica social e política.

"Marte Um", de Gabriel Martins


"Marte Um" é um manifesto. O filme conta a história de Deivinho, um garoto negro de classe média baixa que sonha se tornar astronauta e participar do programa de colonização do planeta vermelho, indo de encontro a seu o pai, que quer que ele jogue futebol para tirar a família do aperto financeiro, gerando reflexões sobre o capitalismo e o racismo estrutural. 

Já "Não! Não Olhe!", retrata dois jovens irmãos negros; uma moça moderna e expansiva e um rapaz introspectivo, sem fé, herdeiro dos discos de vinil do pai. Os dois são bisnetos do jóquei negro que foi modelo para a primeira imagem em movimento inventada pelo homem, o "Plate Number 626", do fotógrafo branco Eadweard Muybridge. Na vida real, o cientista branco ficou famoso e o jóquei negro, oficialmente o primeiro ator da história do cinema, sumiu no anonimato. O filme de ficção científica é cheio de camadas e faz jus a toda a repercussão que gerou desde que foi lançado.
 

"Não! Não Olhe!", de Jordan Peele

Veja também

Newsletter