Mestre Zuza de Tracunhaém recebe título de Notório Saber em Cultura Popular
Da Zona da Mata Norte, Mestre Zuza ganhou reconhecimento pela Universidade de Pernambuco (UPE)
Com mais de cinco décadas no fazer artístico do artesanato, aos 65 anos de vida, Mestre Zuza, de Tracunhaém - Mata Norte do Estado - foi condecorado com o título de Notório Saber em Cultura Popular (edição 2023), pela Universidade de Pernambuco (UPE).
O reconhecimento ocorreu nesta segunda-feira (4), via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade. A cerimônia de entrega do título ainda não tem data divulgada para ocorrer.
A condecoração é dada como reconhecimento ao ofício, tendo em vista as vivências no artesanato utilitário e figurativo do Mestre há pelo menos 50 anos.
Leia também
• Pernambuco aposta na cultura e na arte como aliadas no processo de ressocialização
• Agência de Empreendedorismo de Pernambuco financia estandes para artesãos da Fenearte
O Mestre Zuza
Graduado em História pela própria UPE, Mestre Zuza - que também é Patrimônio Vivo de Tracunhaém, em face de sua contribuição na arte de manuseio do barro - celebrou em 2023 cinco décadas de ofício na arte da cerâmica, sequência dada a partir do legado centenário de sua família.
Em 2018, pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA) - Henry Glassie e Pravina Shukla - lançaram a obra "Sacred Art; Catholic Saints and Candomblé Gods in Moder Brazil" ("Arte Sacra: Santos Católicos e Deuses do Candomblé no Brasil Moderno") - livro que traz entrevista sobre a carreira de Mestre Zuza.
Nas páginas do trabalho, os autores qualificam o trabalho do artista pernambucano, comparando-o ao pintor espanhol, ceramista e escultor Pablo Ruiz Picasso.
Ateliê de Artes Sacras
Localizado no centro da cidade de Tracunhaém e com visitação aberta ao público, o ateliê de Mestre Zuza é destaque na Mata Norte, entre espaços que prezam pelo artesanato de excelência.
Tomado por artes sacras, o ateliê é o primeiro do Mestre, que também está presente em feiras e mostras de artes visuais, assim como em oficinas de formações para novos oleiros.
Com acesso gratuito, o espaço está aberto de segunda a domingo, das 8h às 18h, no seguinte endereço: Av. Desembargador Carlos Vaz, 154, Tracunhaém.