DIA NACIONAL DO BREGA

Michelle Melo, em audiência sobre o brega em Brasília: "Isso é dar dignidade ao nosso movimento"

Cantora participou de audiência que debateu a importância do ritmo para instituição do Dia Nacional do Brega

Michelle Melo, cantoraMichelle Melo, cantora - Foto: Reprodução/Instagram

A instituição do Dia Nacional do Brega foi pauta na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21), em Brasília, durante audiência pública realizada para debater o projeto de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), pensado para implementação de políticas públicas para fortalecimento do ritmo na cena da música nacional.

Composta pelo deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), presidente da Comissão de Cultura, e ainda pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e pelo parlamentar pernambucano, a audiência também levou à Capital Federal artistas do Estado, entre eles, a cantora Michelle Melo e o cantor Conde Só Brega.

Em sua fala, Michelle Melo trouxe à tona a importância do brega ocupando espaços de poder.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Michelle Melo (@michellemelooficial)



"Hoje, colocar os pés aqui em Brasília é realmente mostrar o que é política pública. Quando um deputado articula a nossa entrada no Congresso Nacional é que se dispõe a dizer: eu quero esse povo junto, construindo com o legislativo. Isso é dar dignidade ao povo e ao nosso movimento", salientou a artista.

Também estiveram presentes no encontro a Secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Cristina Martins, o professor, pesquisador e autor do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco",  Thiago Soares.

Crédito: Chico Ferreira/Divulgação

Anderson Neiff, Brega Bregoso, Nega do Babado e Thiago Gravações foram outros nomes que marcaram presença no ato.

“Hoje o dia é para ouvir"
Autor do Projeto de Lei que pretende instituir o Dia Nacional do Brega, o deputado pernambucano Pedro Campos encabeçou os debates desta terça-feira em Brasília, inclusive solicitando ao Ministério da Cultura informações acerca dos incentivos e políticas públicas de valorização do movimento.

“Encaminhamos ao Ministério questionamentos sobre a possibilidade de abertura de novos editais e ações de incentivo voltados especificamente para o movimento Brega, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva”, ressaltou o parlamentar, que seguiu com sua fala em defesa do brega. 

Pedro Campos, deputado federalCrédito: Chico Ferreira/Divulgação

“Hoje o dia é para ouvir. Fiz um compromisso enquanto deputado federal de lutar para que a voz do povo estivesse em Brasília e eu tenho certeza que o brega traz essa voz. Precisamos fortalecer a cadeia cultural e econômica impulsionadas pelo movimento brega no Brasil”, pontuou.

O Projeto de Lei
A data quatorze de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi, foi sugerida pelo deputado Pedro Campos  para celebrar anualmente o estilo musical.

“O brega se nacionalizou, quer seja pelo legado do nosso rei Reginaldo Rossi ou pelos novos movimentos como o Tecnobrega e o Brega Funk", destacou Campos.

Ainda sobre a data, o deputado afirmou que o brega tem "eco em vários estados", trazendo como exemplos o Pará e a Paraíba.

"É um ritmo que entrou muito nas periferias e, principalmente, nas grandes cidades do nordeste. Nosso objetivo maior é dar voz a essas periferias, aqui em Brasília, para que elas nos apontem o caminho para a concepção de política pública para o segmento”, completou o parlamentar.

Veja também

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar
Oscar

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"
Rock in Rio

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"

Newsletter